O Centro Tecnológico Randon (CTR), um dos principais centros independentes voltado ao setor automotivo, recebeu acreditação inédita no país. A unidade conquistou certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), com reconhecimento internacional, para ensaios de ruídos de passagem veicular. Além de ser um importante instrumento para os serviços de homologação prestados, garante a certificação dos veículos para testes em condições de aceleração ou estacionária seguindo as normas brasileiras e europeias.
O processo de acreditação requer uma série de especificidades, como critérios técnicos de pista de rolagem, equipamentos de alta performance e equipe técnica especializada. “Mais do que estrutura, a certificação só foi possível pelo alto padrão técnico dos profissionais que executam os testes. O reconhecimento reforça a responsabilidade junto aos clientes e reafirma o compromisso de estar em constante atualização para o mercado da mobilidade”, salienta o gerente de Inovação do CTR, Joel Boaretto.
A certificação expande a atuação e reafirma o propósito do Centro na prestação de serviços de engenharia, possibilitando aos clientes e parceiros mecanismos para o desenvolvimento de soluções completas para plataformas globais. De acordo com o diretor de Tecnologia e Inovação de Produto das Empresas Randon, César Augusto Ferreira, a certificação tem validade internacional por meio de acordos multilaterais de reconhecimento e cooperação das atividades da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro com organismos globais, como a International Laboratory Accreditation Cooperation (Cooperação Internacional para Acreditação de Laboratórios) e a InterAmerican Accreditation Cooperation (Cooperação Interamericana de Credenciamento).
ESTRUTURA
Criado há 10 anos, o CTR é um centro destinado ao desenvolvimento de tecnologias, testes e validação de inovações. Localizado em Farroupilha, em uma área de mais de 90 hectares, funciona como um hub de engenharias, potencializando o processo de criação do time técnico a partir dos recursos disponíveis.
O espaço tem 20 tipos de pistas, totalizando 15 quilômetros, onde são reproduzidos os mais diferentes pavimentos e irregularidades específicas para realização de testes nas mais variadas condições. Possui prédio de 2.200 m², com áreas administrativas, de engenharias, salas de reuniões, laboratório estrutural, suporte eletrônico e um espaço técnico para preparação de veículos.