InícioNotíciasEconomiaCoronavírus impacta mais de 80% das metalúrgicas da Serra

Coronavírus impacta mais de 80% das metalúrgicas da Serra

Tempo de leitura: < 1 minuto

Simecs fará no levantamento em maio para acompanhar comportamento do setor (Foto Banco de Dados)

Queda do faturamento, cancelamento de pedidos, declínio e paralisação da produção são, pela ordem, os principais impactos que a crise da Covid-19 provocou nas empresas associadas ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs). De 8 a 17 de abril, a entidade fez um levantamento de informações com o intuito de identificar os efeitos da pandemia e promover ações para auxiliar as organizações. “É evidente que a crise vem afetando de forma contundente o faturamento das empresas consultadas. Mais de 80% perceberam queda substancial na demanda, cancelamento de pedidos e produção fabril limitada, o que revela um cenário desafiador para o setor nos próximos meses”, avaliou o presidente Paulo Spanholi.

Por meio de envio de formulário por e-mail, a entidade encaminhou a consulta para toda a base de associados, composta por empresas de 17 municípios da Serra Gaúcha. O retorno foi de 296 empresas, a maioria ligada ao setor metalmecânico e de micro e pequeno porte. O Simecs pretende fazer um novo levantamento de dados em maio para verificar como foi o comportamento do setor no decorrer da pandemia.

Duro golpe no emprego e na renda

A crise vem sendo dura no indicador de contratações. Quase a metade das empresas consultadas, 49%, teve quedas consideráveis no tamanho de sua força de trabalho. Metade ainda está conseguindo manter a situação estável e menos de 1% dos negócios aumentou o quadro de funcionários no período.

As principais medidas adotadas pelas empresas consultadas para evitar demissões são, pela ordem, uso de home office, banco de horas e férias, contempladas em quase 60% das empresas. O uso de banco de horas e a flexibilização de jornada, acordadas na primeira convenção coletiva de trabalho extraordinária entre Simecs e Sindicato dos Trabalhadores, em 18 de março, foram usadas por mais de 20%. Redução de jornada e suspensão de contratos somaram 10%.

A adoção da redução de jornada, nas proporções de 25%, 50% e 75%, só deve fazer parte do conjunto da maioria das empresas, em torno de 55%, depois de uma análise das demandas de mercado. Em torno de 30% não deve usar a possibilidade e o restante informa que adotará a medida entre abril e maio.

Do total de empresas que paralisaram atividades, apenas 6% informaram que seguem inativas por período de férias ou falta de demanda. Somente 5% seguiram com normalidade por não se enquadrarem no decreto municipal de proibição de funcionamento. A maioria retornou nos dias 6 e 13 de abril.

Acesso mais difícil ao crédito

Quando consultadas sobre demanda por crédito para capital de giro, 44% informaram não ter buscado a opção. Entre os que procuraram, 38% definiram a o acesso como mais e muito mais difícil. Apenas 6% acreditam que está mais fácil obter crédito e 12% não perceberam mudanças.

Estabilidade no fornecimento de insumos

Praticamente um terço das empresas consultadas vem encontrando pelo menos alguma dificuldade para obter os insumos necessários aos seus processos produtivos. Entretanto, a maioria ainda tem conseguido manter o abastecimento adequado. Sobre transporte e logística, mais de 80% informaram que, até o momento, não enfrentaram problemas. Enquanto isso, 89% indicaram que a manutenção de equipamentos não foi impactada de forma significativa.

Apenas três casos da doença

Dentre as empresas que responderam à consulta houve o registro de apenas três casos suspeitos de contaminação pela doença. Segundo a pesquisa, mais de 90% das organizações não sentiram resistência dos trabalhadores no retorno às atividades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido