InícioNotíciasEconomiaAvaliação Nacional de Vinhos será online

Avaliação Nacional de Vinhos será online

Tempo de leitura: < 1 minuto

Pela primeira vez na história, a maior degustação de vinhos de uma safra não será presencial, com transmissão nos canais da Associação Brasileira de Enologia (ABE), podendo ser acompanhada no mundo inteiro. O público em geral poderá degustar as 16 amostras classificadas entre os 30% da safra com a aquisição de um kit. A organização colocará 700 unidades à venda a partir de 23 de setembro pelo site www.enologia.org.br.

De acordo com o presidente da ABE, Daniel Salvador, a decisão está alinhada com a situação atual provocada pela pandemia do coronavírus, que torna insegura a aglomeração de pessoas. “A Safra das Safras não poderia passar em branco. Assim como o mercado de vinhos precisou se reinventar, a avaliação seguirá outro modelo em razão da pandemia. O processo técnico é o mesmo, mas a experiência final será totalmente diferente. Não teremos a confraternização presencial, mas apostamos num grande movimento de promoção do vinho brasileiro e num programa que deverá surpreender o público. Vamos fazer um espetáculo digital e todos poderão assistir”, destaca.

Cada kit conterá 16 garrafas baby, de 187 ml, o que permitirá que a amostra seja degustada por duas pessoas. O conjunto inclui, ainda, duas taças personalizadas de cristal para vinho, além das fichas de degustação e da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia. O envio será feito pela ABE por transporte privado. Todo material será embalado numa caixa personalizada de papelão com isopor para melhor acondicionar as garrafas, todas com rótulo do evento e devidamente identificadas.

Outras mudanças desta edição são o local e horário. Todo cenário será montado no SPA do Vinho, no Vale dos Vinhedos, única região do Brasil com Denominação de Origem de vinhos. Para oportunizar maior comodidade em relação a participação das pessoas em suas casas, o evento deixa de ser de manhã e passa a acontecer a partir das 17h, excepcionalmente este ano, no dia 7 de novembro.

Amigos do Vinho Brasileiro em ação

A mudança no formato passa também por uma mobilização nacional que envolverá todos os comentaristas que já participaram da avaliação, convidados a se engajar e levar o evento para seus amigos virtuais e seguidores. Para isso, a ABE está enviando um teaser “Eu já descobri o meu vinho, e você?” para veiculação em mídia social que poderá, espontaneamente, ser utilizado pelos comentaristas em suas redes.

Em 27 edições, foram mais de 400 comentaristas entre enólogos, médicos, sommeliers, jornalistas, celebridades e enófilos. Assim, a estratégia quer levar o evento para todo o Brasil e para o mundo. O conteúdo também pode ser postado por todos que já viveram a experiência única de estar na avaliação e deseja compartilhar com seus amigos. 

Cronograma segue normalmente

A 28ª Avaliação Nacional de Vinhos teve início com a inscrição das amostras pelas vinícolas brasileiras. Este processo começou em julho e terminou em agosto, batendo recorde com 396 amostras de 56 empresa.

A fase seguinte foi a coleta dessas amostras, no período de 24 de agosto a 4 de setembro. Técnicos da Embrapa Uva e Vinho e da ABE rodaram o Brasil recolhendo os vinhos diretamente dos tanques de aço inox ou das barricas de carvalho. Teve amostra que percorreu mais de 3 mil km até chegar em Bento Gonçalves.

O próximo passo será a degustação de seleção, sob a coordenação técnica da Embrapa Uva e Vinho, programada entre os dias 15 e 18 de setembro. O número de dias diminuiu, mas as degustações ocorrerão em dois turnos: manhã e tarde. Em razão do coronavírus, ao invés de 120 serão 64 enólogos. Além disso, todos os protocolos de segurança serão seguidos, inclusive com o devido distanciamento. Em razão do formato digital e da mega operação que será montada para que as amostras cheguem em tempo à casa das pessoas, a coleta e a degustação de seleção foram antecipadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido