Início Notícias Comunidade Primavera deverá ter chuva abaixo da média

Primavera deverá ter chuva abaixo da média

Tempo de leitura: < 1 minuto

Oficialmente instalada desde às 10h31 desta terça (22), a primavera 2020 deverá ser marcada por chuva abaixo da média na maior parte da Região Sul. De acordo com previsão da Climatempo, as frentes frias até passarão com boa frequência, mas as chuvas não serão persistentes, ficando até abaixo da média na maior parte da região.

A condição não é considerada ruim para a agricultura, como foi no ano passado, pois não há previsão de longos períodos de estiagem, mas as culturas que precisam de muita água podem se ressentir um pouco. Em todas as áreas há risco de temporais, com ventania, raios e granizo, típicos da estação, mas este ano as tempestades são potencializadas pela temperatura mais alta que o normal.

Ao longo dos próximos três meses será comum alguns períodos secos característicos do inverno e outros muito úmidos, típicos do verão. Já o frio não acontece mais com frequência. A temperatura entra em gradativa elevação, as massas polares são fracas e a ocorrência de geada já é pouco provável, mesmo nas áreas altas da Região Sul.

Desde o começo de setembro, as águas do oceano Pacífico Equatorial Leste estão com temperatura abaixo da média. É este resfriamento que caracteriza o fenômeno oceânico-atmosférico La Niña que, como o El Niño (aquecimento acima do normal do Pacífico Equatorial Leste), modifica o padrão de chuva e de temperatura em diversas regiões do planeta. A expectativa é que o fenômeno, que costuma favorecer mais chuva do que o normal na região Nordeste e, normalmente, mais seca no Sul, seja fraco e de curta duração.

As frentes frias tendem a passar rapidamente sobre a região, deixando o ar seco. De todos os meses da Primavera 2020, outubro é que dará mais chuva para o Sul do Brasil. A estação será encerrada às 7h02 do dia 21 de dezembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido