GRAMADO – O pergolado da praça Major Nicoletti, no Centro, está fechado. Conforme o secretário de Turismo, Rafael Almeida, “aquele espaço da praça foi fechado para melhorias estruturais”. Ainda de acordo com o secretário, “o espaço será reaberto tão logo as melhorias necessárias sejam concluídas, o que deve ocorrer em breve”. A Prefeitura não informou o motivo das obras.
O deck foi anunciado em agosto do ano passado, quando o prefeito João Alfredo Bertolucci visitou a obra, no dia 6 daquele mês. A notícia publicada naquele mês pelo site da Prefeitura dizia que o prefeito “acompanhou de perto os detalhes finais da obra, que deverá ser entregue no mês de setembro”.
Na Câmara de Vereadores, Rafael Ronsoni (PP), disse que a obra foi entregue em dezembro e questionou o motivo de estar fechada três meses depois. “Foi feito um deck, uma reforma num espaço em cima dos banheiros públicos. Em 12 de dezembro a obra foi entregue e se vocês passarem hoje (segunda-feira, 9) está em reforma. Em três meses está em obras aquilo ali pois corre um risco sério porque é um problema estrutural”, disse.
TODO ANO EM REFORMA –Ronsoni também questionou as reformas nos banheiros públicos da praça. “Os banheiros foram reformados em 2017, 2018, 2019 e estão sendo reformados em 2020”, disse. “Há quatro anos estão reformando os banheiros públicos. Os banheiros eram nosso orgulho de tão limpo, tão cheiroso, e hoje é nossa vergonha”, disse na tribuna durante a sessão.
Em abril de 2017 a reforma custou R$ 20 mil, conforme publicação da própria Prefeitura. Foram substituídas torneiras, saboneteiras e espelhos quebrados e estragados, reforma no teto e troca de azulejos por conta de infiltração de água, desobstrução de vasos e mictórios.
No final de maio de 2018 os banheiros passaram novamente por reforma. A Prefeitura manifestou na época que o motivo da obra eram os vazamentos nos banheiros. Menos de um mês depois, a Prefeitura publicou que trabalhava para resolver as infiltrações nos banheiros públicos. “Desde abril estamos realizando uma série de obras para resolver o problema. Contratamos uma empresa especializada que está verificando os diversos pontos de vazamento, mas não podemos realizar serviços em todos ao mesmo tempo. Um cronograma foi estipulado, dando prioridade àqueles que eram mais graves, e estamos prestes a resolver as infiltrações”, explicou a secretária de Governança, Simone Bender, na época.
MAIS 60 MIL EM DEZEMBRO – Em 22 de dezembro do ano passado, a Prefeitura publicou que os banheiros estavam sendo reformados novamente. As obras seriam de“reforma e manutenção, incluindo a parte elétrica, forro, azulejos, manutenção dos vasos, revestimento das paredes, limpeza no piso, instalação de exaustores, troca de janelas, limpeza total dos pisos de granito, troca dos armários, reforma do fraldário, entre outros”, diz a publicação.
O prazo era de 45 dias e o total investido apontado foi de R$ 60 mil. Os banheiros ainda se encontram em reforma, com alguns espaços interditados (veja foto feita nesta quarta-feira, dia 11 de março). Segundo a Secretaria de Planejamento, a empresa responsável pela obra foi notificada no dia 13 de fevereiro. “No entanto, é necessário aguardar o prazo regulamentar de 30 dias para retomada do serviço. Caso o mesmo não seja retomado, ocorrerá a rescisão”, diz a secretaria.
As publicações da Prefeitura podem ser acessadas nos links abaixo:
2019: https://www.gramado.rs.gov.br/noticias/obras-na-praca-major-nicoletti-entram-em-fase-final