REGIÃO – Nova Petrópolis permanece atuante no combate ao mosquito Aedes aegypti e, durante o mês de junho, realizou o recolhimento de 132 pneus inservíveis. A coleta foi realizada gratuitamente para munícipes, em uma ação conjunta realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, por meio do Programa Municipal de Controle do Aedes, e pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde de Nova Petrópolis, Rafael Altreiter, 14 placas informativas voltadas à prevenção do Aedes aegyptitambém foram colocadas nas ruas do Bairro Logradouro no mês passado e, agora, estão dispostas no Bairro Vale Verde.
Cada morador deve inspecionar seu imóvel eliminando criadouros do mosquito, que pode ser qualquer recipiente capaz de armazenar água limpa. Esta atividade deve ser repetida uma vez por semana, conforme orientação da Vigilância Ambiental em Saúde. Ao levar flores nos cemitérios, a população deve optar por vasos com o fundo perfurado e pela retirada do invólucro plástico dos arranjos antes de expô-los ao tempo. Além disso, o fechamento de tonéis, barris e caixas d'água com tampa, a remoção de folhas e galhos das calhas de água, a colocação de lixo em sacos plásticos em lixeiras fechadas, o emborcamento de garrafas, o acondicionamento correto ou a destinação adequada dos pneus, a manutenção de lonas plásticas bem esticadas, por exemplo, são medidas que combatem o mosquito.