GRAMADO – O Natal Luz chega a sua 34ª edição com novidades. A primeira delas é o retorno de Sério Korsakoff à comissão diretiva do espetáculo musical. Na sexta passada, Korsakoff concedeu entrevista à rádio Integração Digital e falou sobre as preparações para o espetáculo.
Outra mudança, que será a principal novidade, é o espetáculo Ilumination, que acontecerá no Lago Joaquina Rita Bier. Ao todo serão 28 apresentações. Segundo Sérgio, o show será um resgate às tradições criadas há mais de 30 anos, a exemplo do Nativitaten. "Será um grande concerto, que terá efeitos especiais, bailarinos, coral, percussionistas, fogos, águas dançantes, telas de projeção em água com 200 m²", explica Korsakoff. O novo show terá uma narrativa contando a história de criação do mundo, o nascimento de Jesus, na voz de Cid Moreira.
"Queremos que assim como nas edições anteriores, o público se emocione, por isso iremos resgatar o lado musical e pirotécnico do espetáculo", ressalta Sérgio. Ele adianta ainda que a ideia é que o público interaja, dance e se divirta. "Vamos misturar o religioso e o festivo", garante.
Com a nova Lei da utilização e soltura de fogos sem ruídos, Korsakoff diz que ainda não tem uma posição definida de quais os meios que serão utilizados, caso a queima de fogos seja silenciosa. Sobre a visibilidade nas acomodações do evento, Korsakoff diz que a ideia é privilegiar a todos com a melhor visão possível do espetáculo, e por isso serão feitas algumas alterações.
As audições aconteceram neste sábado (06) e domingo (07) para selecionar quatro tenores, quatro sopranos, coralistas, bailarinas e bailarinos. Os resultados com os selecionados para compor o elenco serão divulgados nos próximos dias.
O horário de início do espetáculo passará para às 21h em razão da extinção do horário de verão, e o acendimento das luzes será mais cedo, às 20h. O tempo de duração, segundo ele, permanece o mesmo (em média 55 minutos). Em outubro, novembro e janeiro o show será às quartas e sábados. Em dezembro será apresentado também nas segundas-feiras, além dos dias 24 e 31.
A equipe diretiva do evento contará com quatro pessoas e será totalmente descentralizada. Sobre o orçamento desta edição, Sérgio assegura que os gastos serão menores do que os valores anteriores.
A 34ª edição do Natal Luz, que acontece de 24 de outubro de 2019 a 12 de janeiro de 2020, é uma promoção da Prefeitura com realização da Gramadotur. O espetáculo Ilumination tem a direção artística e executiva de Sergio Korsakoff, Walther Neto na direção musical e roteiro original de Natalis Empreendimentos Culturais e WN Produções. Os ingressos estarão disponíveis para venda a partir do dia 8 de agosto pelo site www.ingressodonatalluz.com.br.