GRAMADO – A falta de água é novamente um grande problema para o final de ano dos gramadenses, principalmente moradores de bairros como a Várzea Grande, que com seus loteamentos concentra quase um terço da população de Gramado.
A falta de abastecimento já começou no início do mês, em alguns pontos e por períodos menores. O caos que está ocorrendo neste final de semana iniciou ainda antes do Natal em alguns locais. “Estamos há dias convivendo com falta de água aqui no Altos Da Viação Férrea”, disse uma moradora da localidade no Facebook. Ela informou que estava com problemas de abastecimento desde antes do Natal.
A Corsan emitiu uma nota na tarde de sábado (28) após a série de reclamações e o pequeno protesto na Várzea Grande que envolveu cerca de dez pessoas. “A Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) está realizando um grande esforço para o atendimento pleno nos picos de consumo e para manter o abastecimento normalizado para milhares de turistas e moradores que lotaram as cidades de Gramado e Canela neste final de ano’, diz o início da nota. Leia ela completa abaixo:
NOTA DA CORSAN: 28/12/19
Corsan trabalha para manter normalidade no abastecimento de Gramado e Canela
A Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) está realizando um grande esforço para o atendimento pleno nos picos de consumo e para manter o abastecimento normalizado para milhares de turistas e moradores que lotaram as cidades de Gramado e Canela neste final de ano.
A Companhia produz 35 milhões de litros de água por dia nas estações de tratamento localizadas em Canela, e a distribuição está sendo reforçada com o transporte de um milhão e meio de litros provenientes da Estação de Tratamento de Água de Três Coroas. Os 12 caminhões que fazem o transporte dessa água estão abastecendo reservatórios de hotéis, pousadas e condomínios que solicitam o atendimento.
Neste ano, a Corsan realizou uma série de investimentos, destacando a conclusão de um reservatório de 3 milhões de litros que aumentou em 70% a reservação de água tratada para Gramado; a conclusão de uma adutora de água bruta que aumentou em 21,7% a vazão de água para Gramado. Porém, mesmo com esse aumento significativo, nesse momento de elevado consumo, não está sendo suficiente. Por isso, a empresa solicita que a população evite desperdícios e consuma de forma consciente.
Para 2020, já foram iniciados novos investimentos, tais como a ampliação das instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) 1 e da capacidade de tratamento da ETA 2; o início das obras de novo reservatório em Canela, com previsão de entrada em operação em fevereiro; ampliação da subestação de energia; e das obras da centrífuga para reutilização de água da lavagem de filtros da ETA 2; a substituição e ampliação de mais de 8 km de rede de abastecimento e a instalação de reservatório de 100 mil litros de água no bairro Carazal.
A Corsan está determinada a fazer todos os investimentos para qualificar ainda mais o abastecimento de água e ampliar o tratamento de esgoto na Região, contando para isso com recursos próprios e lançando mão de soluções como as novas PPPs que serão implantadas.