InícioNotíciasComunidadeCasa Lar procura voluntários para apadrinhamento

Casa Lar procura voluntários para apadrinhamento

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – Favorecer o desenvolvimento de habilidades sociais e refinamento de senso de estima, pertencimento social e comunitário, bem como a ampliação da rede relacional do adolescente. Estes são os principais objetivos do programa de apadrinhamento da Associação Evangélica Beneficente Rosa de Sarom – Casa Lar.

A falta de procura fez com que a iniciativa perdesse força nos últimos meses, o que tem preocupado a entidade. O programa foi regulamentado em maio de 2017 e é destinado aos adolescentes de 12 a 18 anos de idade que não possuem vínculos familiares ou estão em processo de destituição do poder familiar.

A Casa Lar tem pressa em reverter essa falta de interesse. A assistente social Carina Pereira explica a urgência na busca por novos padrinhos e o sentido desta função. “Hoje é uma necessidade, em função de termos cinco adolescentes que estão precisando ser apadrinhados, mas não temos pessoas cadastradas para fazer esse apadrinhamento. Depois que esses jovens fizerem 18 anos, não temos mais o que fazer, então o papel desses padrinhos é bem importante, principalmente para a interação social. As pessoas têm procurado apadrinhar crianças para futuramente adotar, este não é o intuito do programa, o objetivo é o apadrinhamento de adolescentes que não possuem vínculo familiar, que não têm como voltarem para suas famílias e já estão em processo de destituição familiar, para que tenham um suporte quando completarem 18 anos”, pondera, e complementa:“Então, é mais difícil por causa disso, o programa foi criado exclusivamente para adolescentes, e há uma dificuldade em achar pessoas que estejam dispostas a isso, devido também a complexidade de cada caso e histórico dos adolescentes”.

 

Como participar – É preciso ter idade acima de 18 anos, respeitando sempre a diferença de 16 anos entre padrinho/madrinha e o afilhado (a), nos termos recomendados no 3º artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente. Em se tratando de candidatos casados ou que vivam em união estável, além dos documentos mencionados exige-se a declaração de concordância mútua de fazer parte do Programa de Apadrinhamento Afetivo.

Após é feito uma entrevista. Outro requisito é possuir disponibilidade para atender os fins do programa, ambiente familiar adequado e receptivo ao apadrinhamento; não possuir processo criminal, processos de medidas de proteção e ações de destituição do poder familiar envolvendo crianças ou adolescentes.

Documentação exigida: atestado médico comprovando saúde física e mental, comprovante de residência, folha corrida judicial (Certidão Negativa Cível), cópia da carteira de identidade, CPF ou CNH. Para casais, é necessária a declaração de concordância e cópia da carteira de identidade do companheiro (a). Entre em contato pelo número (54) 3282-1289 ou pelo e-mail: [email protected] para agendar a entrevista preliminar.

 

Estrutura da Casa Lar – A entidade tem capacidade para acolher até 40 crianças e adolescentes de 0 a 18 anos; três casas separadas por grupos de irmãos e faixa etária: Casa Azul e Casa Amarela (12 a 18 anos) e Casa das Crianças (até os 11 anos).Atualmente a Casa Lar abriga 25 pessoas, entre adolescentes e crianças.

 

Equipe técnica – A equipe técnica é composta por assistente social, psicopedagoga, psicóloga e coordenadora. O grupo realiza atendimentos às famílias das crianças e adolescentes acolhidos no abrigo e reuniões juntamente ao Creas, assim como os encaminhamentos para os profissionais da rede. Além disso, as escolas acionam a coordenação, psicóloga ou assistente social para os assuntos relacionados a comportamento e aprendizagem. A equipe é responsável pela elaboração de documentos acerca da situação das crianças/adolescentes a serem encaminhados ao judiciário. A equipe que coordena o serviço é composta pelo presidenten Pastor Paulo Daniel Fernandes Terra e pela coordenadora Rosane Pretto Terra.

As crianças frequentam obrigatoriamente a escola e participam do Projeto Semear do instituto Florybal com aulas de inglês, violão, reforço escolar, culinária, além de informática no Instituto Solução e natação e musculação na academia Fitwell.

Há constante busca em proporcionar um ambiente sadio, com o desenvolvimento de um trabalho de convivência familiar e fortalecimento dos vínculos, através da busca por familiares, pela equipe técnica, a fim de proporcionar a reintegração das crianças e adolescentes junto à família de origem ou nesta impossibilidade, o encaminhamento à família substituta.

 

Sobre a Casa Lar

 

A Associação Evangélica Beneficente Rosa de Sarom – Casa Lar é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1º de maio de 2008. Oferece o serviço de acolhimento institucional desde 2009, quando foi aprovado o Projeto Casa Lar, destinado a amparar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou risco. Os recursos mantenedores vêm da contribuição dos associados, doações, promoções e convênio com a Prefeitura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido