A Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) de Caxias do Sul, juntamente com o Sindipetro Serra Gaúcha, realizaram a ação Troco Solidário. As urnas da campanha estão distribuídas em 30 postos de combustíveis da cidade para doação voluntária da comunidade.
A campanha surgiu por uma necessidade da APAE, após perder boa parte da fonte de arrecadação para manutenção das suas atividades com o cancelamento de eventos devido à epidemia do novo coronavírus. A Festa Junina, evento realizado há cinco anos, promovido pelo grupo de voluntários Turma do Leitão foi uma delas.
Solidarizados com a situação e atentos às necessidades da entidade, José Danilo Vaccari e Eitor Canezella sugeriram colaborar por meio do Troco Solidário, nos postos de combustíveis, por ser um local que faz parte do caminho diário de boa parte da população. “Ao pagar, o cliente poderá colaborar com a APAE doando as moedas do troco. Para ele, talvez não farão muita diferença no orçamento, mas juntas serão de grande valia para o trabalho realizado na instituição”, avalia o integrante da Turma do Leitão e presidente do Sindipetro Serra Gaúcha, Eduardo D’Agostini Martins.
A presidente executiva da APAE, Bernardete Vezaro, ressalta que os recursos vindos de doações são imprescindíveis para garantir o atendimento pedagógico e de saúde não somente dos alunos, mas de todo o sistema familiar. “Desde março perdemos 20% da arrecadação, mas o trabalho não pode parar. Para isso, contamos com a solidariedade de toda a comunidade”, afirma.
A APAE Caxias do Sul é uma entidade beneficente de assistência social, que há 62 anos presta atendimento especializado e gratuito às pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Atualmente, atende 420 pessoas com deficiência e suas famílias. Saiba mais em https://apaecaxiasdosul.org.br/site/, https://www.facebook.com/apaecaxiasdosul/ e https://www.instagram.com/apaedecaxiasdosul/.