REGIÃO – Novamente o feriado de Páscoa mostrou ser o período de maior movimentação turística do ano. Junto com as milhares de pessoas que desembarcaram na região também estava a esperança de comerciantes e da rede hoteleira que, em geral, não se decepcionaram e tiveram suas expectativas ultrapassadas. Com destaque para as lojas de chocolates, que tiveram crescimento acima da meta, inclusive zerando os estoques em alguns estabelecimentos.
De acordo com a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), aproximadamente 40 mil veículos passaram pelas praças de pedágio de Gramado, Três Coroas e São Francisco de Paula nos sentidos Gramado e Canela entre quinta-feira e domingo. O volume de tráfego nas rodovias que dão acesso à região ficou acima da média, causando congestionamentos nas praças de pedágio e principalmente nas vias centrais de Gramado. Os tradicionais engarrafamentos de Páscoa na Avenida Gramado-Canela voltaram a acontecer, alertando para um problema crônico de mobilidade urbana.
Na avaliação do presidente do SindTur Serra Gaúcha, Fernando Boscardin, a rede hoteleira alcançou percentuais próximos à lotação. Hoje a Região das Hortênsias – Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula – possui cerca de 20 mil leitos. Nem mesmo as crescentes ofertas de aluguel por temporada afetaram o setor hoteleiro neste feriadão.
“Com certeza o movimento foi além da expectativa, melhor do que no ano passado. A ocupação na rede hoteleira esteve muito próxima dos 100%, poucos estabelecimentos tinham leitos vazios. E sobre o aluguel por temporada, sempre tivemos uma posição contrária, entendendo que eles atuam sem regulamentação. Mas isso não atrapalhou os hotéis e pousadas neste feriadão. Isso porque a Páscoa é considerada altíssima temporada, onde a procura é grande, mas nos períodos de baixa voltam a modificar o mercado, fazendo com que o preço das diárias caia”, analisa Boscardin.
Segundo a Gramadotur, a expectativa de que cerca de 400 mil pessoas iriam circular durante a Páscoa em Gramado foi confirmada. “Tivemos um público muito expressivo, o que demonstrou em boas vendas para o comércio local, gastronomia e hotelaria com uma ocupação muito positiva. Ficamos felizes com o resultado da Páscoa em um todo”, avalia o presidente da Gramadotur, Edson Néspolo.
Em Canela, o secretário de Turismo e Cultura, Ângelo Sanches, comemora a movimentação. “Fantástico. Canela se superou. Tivemos um público de cerca de 25% a mais que no ano passado. Os hotéis lotaram, os restaurantes lotaram, os parques lotaram, bateram recordes. Foi um final de semana maravilhoso, especialmente na sexta e no sábado. Os espetáculos na praça lotaram, as paradinhas foram um sucesso. E ainda não acabou, nossa Páscoa vai até o próximo final de semana”.
Vendas no setor chocolateiro crescem mais de 10%
Conforme o presidente da Associação das Indústrias de Chocolate de Gramado (Achoco), Altanísio Ferreira de Lima, a Páscoa encerrou com movimentação e vendas acima do esperado. Com a projeção inicial de um crescimento de 8 a 10% nas vendas, o chocolateiro afirma que a margem foi superada por algumas empresas. “Chegamos a registrar um aumento de 15%. Foi realmente muito bom. As 1.200 toneladas produzidas com certeza foram vendidas”, avalia.
O presidente da Achoco, que também é sócio-fundador da empresa Chocolate Gramadense, atribui esse crescimento devido ao período do ano em que a Páscoa foi realizada. Quando a data é mais próxima do inverno, as vendas acabam sendo melhores. “A data com certeza influencia. Quanto mais tarde, melhor para nós. Assim o pessoal já voltou da praia, já pagou os impostos de começo de ano e já comprou os materiais escolares. Então sobra dinheiro para gastar mais com chocolate”, afirma.
Altanísio também comenta que na última semana o comércio já estava com vendas positivas, mas que o fim de semana e o feriado de sexta-feira foram os grandes momentos de venda. “Não dava para entrar nas lojas de tanta gente que tinha. Entre quinta e domingo foi muito intenso, muito positivo. Acredito que estamos no caminho certo e que, no próximo ano, será ainda melhor. Era um sonho que nós tínhamos de oferecer um grande evento, porque nós somos um polo produtor de chocolate. E isso é uma oportunidade de mostrar a nossa criatividade. A tendência é crescer cada vez mais e ficar em um nível de Natal Luz”, projeta.
Além das vendas diretas nas lojas da cidade, Altanísio destaca um crescimento na demanda de empresas de outras regiões que buscam o chocolate gramadense. “A procura para revender os produtos também foi grande, subiu uns 15% com relação ao ano passado. Isso também é muito bom porque divulga a marca de Gramado para outros municípios e faz com que essas lojas acabem se interessando pelos nossos produtos durante o resto do ano”, ressalta.