InícioNotíciasCidadesMunicípios da região sofrem com impactos da estiagem

Municípios da região sofrem com impactos da estiagem

Tempo de leitura: < 1 minuto

Visual da Barragem do Blang, em São Francisco de Paula, é impactante. Estima-se que o nível esteja entre 18 e 20 metros abaixo do normal. No Salto situação não é tão crítica

GIAN WAGNER
[email protected]

 

REGIÃO – Há um mês, mais de 230 municípios gaúchos já haviam decretado situação de emergência causada pela estiagem no estado. A Região das Hortênsias também entrou, nos últimos dias, para a lista de municípios impactados com a falta de chuva.

A Prefeitura de Canela encaminhou decreto de situação de emergência ao Governo do Estado. A parte mais atingida é a área rural. A pouca quantidade de chuvas já afeta diretamente a produção agrícola no interior e isto está causando graves prejuízos econômicos aos produtores.

No interior, famílias já começam a enfrentar problemas de abastecimento. “Não vamos deixar nenhuma família desassistida. Estamos atendendo algumas propriedades rurais realizando o abastecimento de água através de um caminhão-pipa”, explica o secretário de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura, Luiz Cláudio da Silva.

 

NOVA PETRÓPOLIS– Na terça-feira (28) o município vizinho também declarou situação de emergência. “A estiagem causa prejuízos substanciais, especialmente, ao meio rural, conforme declarações do escritório local da Emater, do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café, do Conselho de Política Agrícola de Nova Petrópolis e da Corsan local que, devido à escassez de chuva, tem dificuldades de atender os moradores do interior que buscam adquirir água do sistema”, avalia o secretário de Agricultura, Lucas da Costa de Lima.

 

Caminhão-pipa para atender Gramado

Para enfrentar este período de estiagem, a Prefeitura de Gramado pediu reforço de caminhões-pipa à Corsan, para o abastecimento de água na zona rural. “É mais um pedido que estamos fazendo à Corsan para atender a nossa população”, disse o prefeito João Alfredo Bertolucci.

A Secretaria de Obras está realizando este abastecimento no interior com dois caminhões-pipa, um com capacidade de 7 mil litros e outro de 11 mil. Neste mês de abril foram atendidas 129 famílias em 19 localidades do interior, somando mais de 1 milhão e 200 mil litros. “Devido à estiagem que vem ocorrendo em nosso estado e consequentemente secando alguns poços no interior do município, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos vem sendo procurada diariamente para fornecimento de água”, afirma a secretária Simone Cazu.

Quem precisar de fornecimento de água deve se dirigir até a Secretaria de Obras e realizar um cadastro para serem incluídas na programação de atendimento. A Prefeitura exige que o morador beneficiado tenha caixa d´água de fácil acesso.

 

INCÊNDIOS FLORESTAIS 

Pelo menos dois incêndios florestais chamaram atenção durante esta semana. O Morro Agudo, em Gramado, está exalando fumaça desde o final de semana, conforme relatam moradores. A Prefeitura esteve no local para verificação dos focos. Conforme informou: “os técnicos da secretaria caminharam cerca de 1.400 metros no interior da mata para localizar os focos de incêndio, sendo verificado que não existiam chamas na mata, apenas focos de fumaça espalhados pelos paredões. O local dos focos de fumaça estão localizados em área lindeira ao Parque Municipal do Morro Agudo”, diz a nota.

Outro local que também registrou incêndio florestal foi o morro da Pedra do Silêncio, na Linha Brasil Fundos, Nova Petrópolis.

 

NÃO AFETA ABASTECIMENTO – Mesmo com a estiagem, os moradores não precisam se preocupar com a falta de água. “Não vai faltar água. Temos boa vazão no rio e mesmo com a barragem baixa não corremos o risco por enquanto de ficar sem água”, explica o gerente local da Corsan, Lutero Fracasso. “Se tivermos algum problema que possa acender algum alerta sobre falta de água, comunicaremos a população com o máximo possível de antecedência”, enfatizou. A Corsan também reforça que, mesmo com a situação tranquila no quesito abastecimento, é importante manter o uso consciente da água.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido