ESTADO – Representantes dos jornais que integram a Associação de Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI/RS), receberam ontem, o diretor-presidente da Corsan, Roberto Barbuti. O encontro ocorreu durante a reunião-almoço dos associados, promovida pela entidade em Porto Alegre.
O presidente da associação e diretor do Jornal do Povo de Cachoeira do Sul, Eládio Vieira da Cunha, saudou a presença da direção da companhia e sua disponibilidade em dialogar com a imprensa para fortalecer cada vez mais os laços de comunicação com os veículos que informam diariamente as comunidades do interior.
Lembrando que na maioria das cidades o jornal diário atua como uma agenda que pauta o noticiário local, Eládio ressaltou a importância da relação de proximidade com a Corsan. “O que nós queremos transmitir aqui é que, em cada cidade onde atuamos existe uma direção e uma redação de jornal parceira e voltada ao bem comum, disposta não só a cumprir a missão de noticiar os problemas, mas também de informar a população sobre o andamento e o futuro dos projetos e serviços importantes para os gaúchos”, pontuou.
Para o diretor-financeiro e de relações com investidores na Corsan, Jorge Melo, os veículos de imprensa no interior são fundamentais para que a empresa consiga além de responder, divulgar e esclarecer os motivos de suas ações.
Sinalizando a continuidade da parceria e abertura para a troca de informações com a ADI-RS, Barbuti reiterou que não há como promover a constante melhoria dos serviços sem uma política de comunicação aberta para ouvir as demandas da população e disposta a informar com transparência. Conforme Barbuti, enquanto concessionária de serviços públicos, o principal ativo da empresa é a sua licença social para operar. Para ele, a sustentabilidade dessa licença se dá quando aquilo que se entrega está de acordo com o que o usuário espera ao pagar pelo serviço, e muito dessa relação pode avaliada pelo que é veiculado na imprensa. “Com esse contato direto com o consumidor final, a imprensa tem a visão do usuário, e nos ajuda tanto a verificar se o serviço está sendo prestado de forma eficiente quanto para sabermos se estamos conseguindo comunicar da melhor forma o que estamos fazendo”.
Desafios e perspectivas
Sobre o atual momento da Corsan – responsável pelo atendimento de 317 municípios gaúchos – e os desafios para o futuro, Barbuti explicou que setor de saneamento vive um período complexo. A alta demanda por investimentos, devido à cobertura limitada e à expectativa imediata da sociedade em ter acesso aos serviços de água e esgotos, esbarra na escassez de recursos financeiros para bancar as obras necessárias.
Para enfrentar esse problema e, um dos principais focos da companhia é a expansão das Parcerias Público-Privadas – entendidas como ferramentas estratégicas fundamentais para universalizar o esgotamento sanitário e regularizar o fornecimento de água. “Na Região Metropolitana, a PPP vai trazer R$ 2 bilhões em investimentos. Nossa expectativa é publicar o edital de licitação para a contratação do parceiro privado até o final de agosto”, projetou.
Dentro do plano de expansão do saneamento, Barbuti adiantou ainda que pelo menos seis novas PPPs em regiões estratégicas estão sendo estudadas e serão debatidas com as prefeituras. Outras medidas em andamento são a adequação dos planos municipais de saneamento, a continuidade da regularização dos sistemas de fossas e a inclusão de novas tecnologias que possam agregar valor aos serviços e mais agilidade e transparência no relacionamento com o cidadão.
Jornais presentes no evento: Jornal Integração (Canela e Gramado), Folha de Caxias (Caxias do Sul), Jornal do Povo (Cachoeira do Sul), Jornal Bom Dia (Erechim), Folha do Mate (Venâncio Aires), O Informativo do Vale (Lajeado), Jornal Ibiá (Montenegro), O Alto Uruguai (Frederico Westphalen), Diário Serrano (Cruz Alta), Jornal A Hora (Lajeado), Jornal Diário da Encosta da Serra (Ivoti), Folha de Cachoeirinha e Jornal de Gravataí.