CANELA– A estrutura física acanhada e deficitária do atual quartel do Corpo de Bombeiros dará lugar a uma construção moderna, prática e com capacidade para atender todas as necessidades que a corporação exige para o cumprimento do seu dever. O sargento Roger Martins, o presidente do Mocovi José Carlos de Souza Pereira, a advogada do Mocovi Renata Pacheco e o engenheiro civil Vinícius Flesch, que elaborou o projeto, estiveram reunidos com o prefeito Constantino Orsolin, ontem pela manhã, para apresentar o novo quartel.
A obra está orçada em cerca de R$ 1,5 milhão, podendo sofrer alterações para mais. De acordo com Pereira, já está disponível para iniciar a obra uma quantia de R$ 450 mil, reservada no Fundo Municipal de Aparelhamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom). O presidente do Mocovi também ponderou que os recursos necessários para concluir a construção serão buscados no Poder Público, especialmente em emendas parlamentares, e também por campanhas na sociedade local.
Roger Martins ressaltou que, além de introduzir o projeto bombeiro mirim, o novo espaço vai acomodar melhor toda a corporação. O prefeito Constatino Orsolin defendeu que “o trabalho que vocês fazem, com a importância e relevância que tem, não pode ficar naquele espaço”.
O novo quartel – Serão 895 m² de área construída. Parte do prédio terá dois pavimentos. O projeto será construído com padrão europeu e será sustentável, com energia solar e captação de água das chuvas. Haverá sala administrativa, sala de aula, refeitório, alojamento com dormitório e ampla garagem para as viaturas.
O alojamento será no térreo, ao lado da garagem. De acordo com o sargento Roger, o alojamento no térreo garante mais praticidade e segurança para os bombeiros nos momentos de chamados urgentes.
A parte frontal do novo quartel estará voltada para o Parque do Lago. Há, inclusive, a intenção de abrir uma rua ali para facilitar as saídas das guarnições. O engenheiro destacou que o prédio será construído em concreto pré-moldado e tecnologia drywall. Agora o projeto passará por avaliação do órgão público e nas próximas semanas já deve ir para licitação.
O que é drywall– É uma tecnologia moderna de construção civil que substitui as paredes de alvenaria, feitas de tijolos ou blocos assentados com massa de cimento. O termo significa ‘parede seca’. É o sistema mais utilizado em paredes e forros na Europa e nos Estados Unidos por ser um processo rápido, econômico e racional. As paredes feitas em drywall são compostas por uma estrutura de aço galvanizado e chapas de gesso de alta resistência, aparafusadas em ambos os lados.