GRAMADO – Programação para todas as idades, sessão de autógrafos, poesias, rap, ações envolvendo as comunidades indígenas, imigrantes, escolas, música, teatros e muitas outras atrações irão compor a programação da 26ª Feira do livro que inicia nesta sexta-feira (6) com a abertura oficial às 18h, e segue até o dia 15, junto ao Lago Joaquina Rita Bier. As tradicionais bancas de vendas de livros também estarão presentes.
A cerimônia contará com a presença da patrona Eleonara Medeiros e apresentação artística da Orquestra Jovem de Gramado. Para esta edição, a organização apresentará novidades para comunidade e turistas, além de fomentar a participação dos estudantes de incentivo a leitura. Outro destaque, a valorização dos escritores locais que terão um espaço exclusivo para apresentação dos trabalhos.
“Vamos ter um estande somente para escritores gramadenses, para a comunidade conhecer quem são e para conversar, debater e conhecer os trabalhos. Outra novidade que a Secretaria de Cultura disponibilizará transporte exclusivo para alunos das redes de ensino que durante o horário da aula vamos levar até a Feira. Outro marco importante que durante o evento estaremos iniciando a construção do Plano Municipal do Livro”, anunciou o secretário de Cultura Ricardo Bertolucci Reginato, durante entrevista na manhã de quinta-feira (5), na rádio Integração Digital que estava acompanhado da coordenadora da Feira, Marga Anschau. Ele também divulgou a ‘Batalha de Poesias’, algo semelhante que ocorre com o rap, conhecido também como slam.
Transformar o município em uma cidade referência na literatura é também desafiador. Ricardinho lembrou que no Brasil, escritores conseguem sobreviver de suas obras, em muitas ocasiões quando estas são transformadas em filmes, novelas ou séries. Em Gramado, deu exemplo do sentido inverso e exemplificou de parques e restaurantes temáticos que buscaram para seus empreendimentos a inspiração na literatura.
“Aqui [Gramado] temos um fenômeno inverso. Hoje vejo e consigo ver que Gramado tem uma literatura muito rica. Muitos empreendimentos exploram a literatura. Temos restaurantes e parques temáticos que fazem isso te entregam uma experiência e queremos mostrar que podemos evoluir, como projeto de cidade por meio da literatura. Estamos preparando uma programação diversificada com o objetivo de atrair todos os públicos. Além de oferecer momentos de arte e cultura para a população, as feiras do livro têm o fundamental papel de despertar o prazer pela leitura e fortalecer projetos de cidades mais leitoras”, descreveu.
Confira abaixo a programação:
file:///C:/Users/Tiago/Desktop/Feira%20do%20Livro%20Gramado.pdf
Texto: Tiago Manique – [email protected].
Confira abaixo a entrevista completa: