GRAMADO – A frase acima foi citada pelo técnico do Gramadense Júlio Santos, após a façanha alcançada pelo clube, ao derrotar o Glória nos minutos finais e conseguir a vaga para as oitavas de final da Copa RS – Taça Tarcísio Flecha Negra. A partida ocorreu na tarde de quarta-feira (12), na Vila Olímpica pela quinta e última rodada da primeira fase.
O Gramadense necessitava vencer por diferença de dois gols e cumpriu a missão. Tudo aconteceu na segunda etapa. Aos quatro minutos, a busca pela classificação estava ficando distante, quando o Glória abriu o placar com Igor. Sem perder a calma, a jovem equipe de Gramado buscou a reação.
Guilherme deixou tudo igual aos 25 minutos. Aos 43′, ele mesmo fez o gol da virada o que reacendeu a chance da vaga, que foi concretizada por Luan, aos 45 minutos. O gol da classificação colocou mais uma vez o Gramadense e este jovem grupo em mais uma página histórica do recente futebol profissional do clube.
O desafio agora já pode ser colocado em um momento marcante, pois o adversário será o Grêmio, em jogo único pelas oitavas de final. A partida será sábado (15), às 11h, no CT Presidente Hélio Dourado. Quem vencer avança para as quartas de final, empate a vaga será definida nos pênaltis.
Sobre este triunfo, o técnico Júlio Santos revelou que a preparação da equipe durante a semana, assim como os momentos que antecederam a entrada em campo, a conversa foi de atuar como nos jogos anteriores, buscar a vitória, mas sem pressão de buscar o resultado necessário para a classificação.
“O trabalho foi normal, objetivo era jogar para vencer independente do resultado, que fizéssemos normalmente o que vínhamos sempre fazendo. Eles [jogadores] mereciam a classificação. Enfrentamos uma equipe que fez boas contratações e investimentos, mas a nossa juventude jogou de forma competitiva”, avaliou.
O comandante técnico do Gramadense comemorou o feito histórico do clube e mesmo que o adversário seja o Grêmio, que está atuando na Copinha com mescla de jogadores do sub-23 e do atual plantel que disputa a Série B do Brasileirão, citou em jogar sem pressão e de ir para mais uma batalha e tentar novamente fazer história.
“Conseguimos uma virada histórica [contra o Glória] e agora é pensar no Grêmio. Sempre falo para os atletas de encarar batalhas difíceis, pois temos condições de passar. É positivo enfrentar os melhores, pois o nosso trabalho evolui. Vamos seguir trabalhando forte e ir pensando em fazer história contra o Grêmio, será jogo único, já aconteceu coisas quase impossíveis e no futebol tudo pode ocorrer”, finalizou.
A campanha
O Gramadense terminou a primeira fase no grupo B na terceira colocação com sete pontos. O líder foi o São Luiz que somou 15 pontos, Garibaldi na segunda colocação com nove e o Glória em quarto lugar com sete pontos, sendo estas equipes classificadas. Brasil de Farroupilha, quinto colocado, fez cinco pontos e Atlético de Carazinho encerrou na lanterna sem pontuar.