Nicolas Felippetti
No programa Raio-X nas Eleições Municipais de 2024, realizado pelo diretor do Jornal Cláudio Scherer, o convidado desta segunda-feira (25), foi o Presidente do União Brasil de Gramado, André Castilhos.
No cenário político de Gramado, as movimentações para as Eleições Municipais de 2024 estão cada vez mais intensas, com os partidos buscando consolidar suas estratégias e alianças. Com isso, o convidado André Castilhos, presidente do União Brasil, comentou sobre os planos para as eleições.
Castilhos destacou a trajetória do União Brasil em Gramado, ressaltando sua origem e os princípios que norteiam o partido. Definindo-se como uma agremiação de centro-direita, o União Brasil se posiciona como defensor de valores familiares, sem adotar radicalismos, e se destaca como o maior partido do país.
Um dos pontos de destaque na conversa foi a busca pela federalização do partido em parceria com o PP. Embora isso não deva ocorrer no atual cenário eleitoral, Castilhos aponta para uma possível discussão sobre o tema nos próximos anos, “isso a gente ainda entende que não vai acontecer agora no cenário dessa eleição. Mas é um assunto que talvez seja discutido daqui 2 anos”, destacou.
Quanto à postura do União Brasil em relação às eleições municipais, Castilhos enfatiza a importância de apoiar figuras que tenham demonstrado comprometimento com o desenvolvimento da cidade, como o atual prefeito Nestor. Destacando que neste momento a atual gestão seja o ideal para Gramado, “a tendência é sim que continuamos apoiando o governo atual. O prefeito Nestor nessa próxima eleição. Até por entender a importância do serviço que ele tenha feito aqui. E por não haver uma opção neste momento a altura que possa conduzir Gramado, essa potência aqui que é Gramado. Neste momento a gente não enxerga outra pessoa que tenha a possibilidade como o Nestor e a equipe dele, a qual o União Brasil faz parte”, ressaltou.
Com 326 filiados em Gramado, o partido visa consolidar sua presença na política local, buscando alianças e candidatos que agreguem valor ao projeto.
Ao abordar o cenário político atual, Castilhos reconhece a força do PP, partido que atualmente detém o poder na cidade, mas ressalta que outras agremiações estão buscando espaço. “Eu vejo que hoje temos um grande partido em Gramado, que é o PP, é o que está no governo é o que tem uma tradição e os outros partidos estão tentando se firmar. Eu não colocaria ninguém em segundo lugar neste momento, neste momento eu entendo que todos nós estamos buscando um espaço. Porque se você vai olhar até os anos 2000 nós tínhamos sim ainda, com o falecido Nelson Dinnebier, com o Pedro Bala, nós tínhamos aquela alternância de poder, mas depois daquilo nós temos na verdade um partido que se solidificou na política gramadense”, ressaltou Castilhos.
Ele projeta que novas lideranças surgirão naturalmente nos próximos anos, destacando a importância de evitar erros do passado e trabalhar arduamente com os pré-candidatos. “Um deles agora é o trabalho em cima dos nossos pré-candidatos”, destacou. Castilhos ainda ressaltou que as pessoas falam muito sobre o partido não ter nenhum nome de expressão, destacando “a primeira vez que o Nestor foi candidato a vereador, a primeira vez que o Pedro Bala, a primeira vez que o Nelson concorreu, eles também nunca tinham tido uma vida pública, eles não tinham participado. A primeira vez que eu fiz quase mais de 300 votos em 2004 eu também não era da vida pública.” Dando ênfase para a importância de novos nomes aparecerem neste cenário político.
Para as eleições, o União Brasil pretende lançar uma lista diversificada de candidatos, buscando representar os diversos setores da sociedade gramadense. O objetivo é garantir uma média de 250 votos por candidato, assegurando assim uma presença na Câmara Municipal.
Embora se mantenha como pré-candidato, Castilhos indica que provavelmente não concorrerá, preferindo concentrar esforços na condução da campanha do partido. Em seu olhar para o futuro de Gramado, ele enxerga em figuras como Nestor e Luia os líderes capazes de manter o crescimento e desenvolvimento do município.
Confira abaixo a entrevista completa. Para ouvir no celular basta clicar em OUVIR NO NAVEGADOR
A entrevista completa pode ser vista também na página do Jornal Integração no YouTube