GRAMADO – Envolver a comunidade escolar em um único projeto que falasse sobre empatia, esperança, amor, respeito, honestidade e muitos outros valores. Foi isso que fez a escola Henrique Bertolucci Sobrinho, do bairro Casagrande, através do projeto “Abraçando a paz”, que teve a coordenação da professora Vanize da Silva Oliveira.
O projeto envolveu os alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental e teve a colaboração e apoio da direção da escola e do corpo de professores e funcionários. O objetivo do projeto foi propiciar aos alunos e educadores momentos de interações e informações através de palestras, para que sejam multiplicadores dessas informações e de Valores Humanos que são os pilares para a convivência em sociedade.
O projeto foi desenvolvido em etapas, e em todas elas, a participação de toda a comunidade escolar foi o grande destaque. A primeira ação foi sortear valores humanos, como amizade, respeito e amor, para que os alunos confeccionassem bandeiras e, através dessas bandeiras, explicassem cada valor humano. As apresentações exigiram muita criatividade dos alunos, que utilizaram músicas, desenhos, pinturas, dentre várias outras ideias que surgiram.
Na segunda etapa, vários especialistas foram convidados pela escola para falar sobre assuntos importantes para a formação dos estudantes. Um exemplo foi a palestra em parceria com a Polícia Civil e o Projeto Papo de Responsa, que falou sobre o bullying em sala de aula. Outros temas como inclusão e a importância dos estudos foram trabalhados.
Para finalizar o belo projeto, foi desenvolvida, em parceria com a professora Milena Mariz, uma árvore da paz, onde lindas mensagens e falas de personalidades importantes foram penduradas junto com vários Tsurus, que é uma ave sagrada do Japão e é o símbolo da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna.
A diretora da escola, Jênifer Foss Saul, ressaltou o envolvimento da comunidade escolar no andamento dos trabalhos. “Todos participaram do processo, a escola toda, nossa comunidade é muito atuante, isso é muito importante”.
Já a professora Vanize agradeceu o empenho dos colegas professores: “ Não tem como dizer que o trabalho é só de uma pessoa, o trabalho é de todos, todos participaram. Até mesmo quando era para mudar alguma coisa, sentávamos e mudávamos todos juntos”.
Ela também salientou o que acredita ser o principal ponto do projeto: “Promover junto aos alunos o aprendizado da paz, da ética, da solidariedade, da cidadania, da inclusão, da justiça e muitos outros valores”, finalizou a professora.
O projeto da escola ganhou destaque na última semana, quando recebeu o prêmio de um concurso realizado pela Câmara de Vereadores, que premiou trabalhos que foram feitos dentro das salas de aula do município.
Para os próximos anos, a ideia é dar sequência com o projeto, reformulando os aspectos que forem necessários para acompanhar a evolução e as mudanças que acontecem na cidade, estado e país, pois assim, a cada ano mais alunos serão multiplicadores de bons valores.
No próximo dia 26, a escola fará a exposição dos trabalhos que foram desenvolvidos durante o ano. Será no pavilhão esportivo, que fica junto à instituição, no bairro Casagrande. A exposição é aberta à comunidade.


Excelente reportagem, objetivada para com o belíssimo projeto que articulou a comunidade escolar em prol da formação da cidadania dos alunos.
Parabéns ao jornalista pela bela matéria!!
Parabéns Gabriel pela matéria.
Você fez ótimas referências ao Projeto Abraçando a Paz.
Obrigada!