InícioEducaçãoGramado e CanelaUma comunidade “Abraçando a Paz”

Uma comunidade “Abraçando a Paz”

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – Envolver a comunidade escolar em um único projeto que falasse sobre empatia, esperança, amor, respeito, honestidade e muitos outros valores. Foi isso que fez a escola Henrique Bertolucci Sobrinho, do bairro Casagrande, através do projeto “Abraçando a paz”, que teve a coordenação da professora Vanize da Silva Oliveira.

O projeto envolveu os alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental e teve a colaboração e apoio da direção da escola e do corpo de professores e funcionários. O objetivo do projeto foi propiciar aos alunos e educadores momentos de interações e informações através de palestras, para que sejam multiplicadores dessas informações e de Valores Humanos que são os pilares para a convivência em sociedade.

O projeto foi desenvolvido em etapas, e em todas elas, a participação de toda a comunidade escolar foi o grande destaque. A primeira ação foi sortear valores humanos, como amizade, respeito e amor, para que os alunos confeccionassem bandeiras e, através dessas bandeiras, explicassem cada valor humano. As apresentações exigiram muita criatividade dos alunos, que utilizaram músicas, desenhos, pinturas, dentre várias outras ideias que surgiram.

Na segunda etapa, vários especialistas foram convidados pela escola para falar sobre assuntos importantes para a formação dos estudantes. Um exemplo foi a palestra em parceria com a Polícia Civil e o Projeto Papo de Responsa, que falou sobre o bullying em sala de aula. Outros temas como inclusão e a importância dos estudos foram trabalhados. 

Para finalizar o belo projeto, foi desenvolvida, em parceria com a professora Milena Mariz, uma árvore da paz, onde lindas mensagens e falas de personalidades importantes foram penduradas junto com vários Tsurus, que é uma ave sagrada do Japão e é o símbolo da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna.  

A diretora da escola, Jênifer Foss Saul, ressaltou o envolvimento da comunidade escolar no andamento dos trabalhos. “Todos participaram do processo, a escola toda, nossa comunidade é muito atuante, isso é muito importante”. 

Já a professora Vanize agradeceu o empenho dos colegas professores: “ Não tem como dizer que o trabalho é só de uma pessoa, o trabalho é de todos, todos participaram. Até mesmo quando era para mudar alguma coisa, sentávamos e mudávamos todos juntos”.

Ela também salientou o que acredita ser o principal ponto do projeto: “Promover junto aos alunos o aprendizado da paz, da ética, da solidariedade, da cidadania, da inclusão, da justiça e muitos outros valores”, finalizou a professora.

O projeto da escola ganhou destaque na última semana, quando recebeu o prêmio de um concurso realizado pela Câmara de Vereadores, que premiou trabalhos que foram feitos dentro das salas de aula do município.

Para os próximos anos, a ideia é dar sequência com o projeto, reformulando os aspectos que forem necessários para acompanhar a evolução e as mudanças que acontecem na cidade, estado e país, pois assim, a cada ano mais alunos serão multiplicadores de bons valores.

No próximo dia 26, a escola fará a exposição dos trabalhos que foram desenvolvidos durante o ano. Será no pavilhão esportivo, que fica junto à instituição, no bairro Casagrande. A exposição é aberta à comunidade. 

Crédito: Escola Henrique Bertolucci Sobrinho/Divulgação – Professora Vanize ao lado a Árvore da paz finalizada.

Crédito: Escola Henrique Bertolucci Sobrinho/Divulgação – Professoras Milena Mariz e Vanize da Silva Oliveira junto com a equipe diretiva da escola após a entrega do prêmio na Câmara de Vereadores.

3 COMENTÁRIOS

  1. Excelente reportagem, objetivada para com o belíssimo projeto que articulou a comunidade escolar em prol da formação da cidadania dos alunos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido