InícioGeralGramado e CanelaUm presente histórico para Gramado

Um presente histórico para Gramado

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – Nesta quinta-feira, 15 de dezembro, a cidade completou 68 anos de emancipação política. Antes de ser emancipada, Gramado fazia parte do 5º Distrito de Taquara e tinha como Subintendente, o Major José Nicoletti Filho, que ganhou um museu em sua homenagem para contar toda a evolução política e econômica da cidade.

O museu se localiza onde era, antigamente, a casa do major da cidade, que fica ao lado da famosa Rua Torta.

Lá as histórias do Major e de Gramado se interligam e mostram como a cidade foi evoluindo ao longo dos anos. De 1904 a 1913, Gramado era Distrito de Taquara com a sua sede sendo na localidade de Linha Nova. 

Durante esse período, o Major José Nicoletti Filho, já estava vislumbrando a chegada do trem ao município, o que poderia trazer evolução econômica para a região. Foi, então, no ano de 1913 que a sede do 5º distrito de Taquara foi levada para o centro “ do gramado”, que era onde os tropeiros que passavam pela região costumavam descansar. Dessa maneira, a sede do município estava localizada às margens dos trilhos do trem que passaria por ali. 

O trem chegou a Várzea Grande em 1919, no dia 1º de junho, e no ano de 1921 alcançou Gramado trazendo o desenvolvimento que foi planejado pelo Major quando decidiu realocar a sede de Gramado para perto de onde passaria o trem. 

A chegada do trem mudou completamente os costumes do então 5º Distrito de Taquara. As variedades de produtos que chegavam à cidade se expandiu, as indústrias locais se desenvolveram muito com esse fato e surgia ali, uma das cidades mais encantadoras do Brasil.

Em paralelo a isso, o museu também traz a história da colonização da região. Imigrantes alemães, italianos e portugueses tiveram importantes participações e influência na evolução de Gramado, assim como os indígenas e os tropeiros. 

Ontem, Gramado completou 68 anos de emancipação e foi justamente na semana de aniversário do município que, após 13 anos da prefeitura adquirir o imóvel, o museu foi entregue e aberto à comunidade, podendo assim, ser considerado um presente especial para os moradores e turistas. 

Para o museólogo, Márcio Dillman de Carvalho, o museu é responsável por preservar e manter viva a história da cidade, ressaltando o trabalho árduo de todas as pessoas que construíram a Gramado de hoje. O acesso ao museu da casa do Major é gratuito e o funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 17h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido