InícioEducaçãoGramado e CanelaTransformAr(te) irá possibilitar formação para mais de 1.500 crianças

TransformAr(te) irá possibilitar formação para mais de 1.500 crianças

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – Para ensinar, aflorar e, principalmente, formar crianças que o TransformAr(te) foi pensado, criado e lançado na terça-feira (30). O projeto irá alcançar cerca de 1.700 alunos, em nove Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef´s), com o intuito de tirá-los das ruas, reforçando pedagogicamente no contraturno escolar por meio de oficinas de Música, Artes Cênicas, Escrita Criativa, Artesanato, Artes Visuais e Dança.

Cada uma das atividades é dividida em segmentos para que os interessados escolham: canto e instrumentalização, teatro e circo, quadrinhos e cinema, reciclagem e modelagem, pintura e desenho, jazz e balé, respectivamente. O TransformAr(te) é proveniente de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Cultura, Assistência Social, Cidadania e Defesa Civil e da Educação.

 “O objetivo é levar atividade cultural e formação para as nossas escolas e espaços culturais e, consequentemente, aquecer o coração das crianças, que sempre estão precisando ter este contato com a cultura, arte e manifestações artísticas. Não queremos que seja um projeto para ocupação, não é esse o objetivo. Estamos abrindo o credenciamento para crianças que queiram fazer os cursos”, destacou o secretário de Cultura, Ricardo Reginatto.

Vicente Casagrande, Pedro Zucolotto, Nossa Senhora de Fátima, Dr. Carlos Nelz – CAIC, MosésBezzi, Maximiliano Hahn, Senador Salgado Filho, Presidente Vargas e Gentil Bonato serão os educandários que receberão as oficinas, que também serão realizadas nos Centros de Cultura Arno Michaelsen e da Várzea Grande, e no Projeto Sapeca (ligado ao Cras Várzea e Vila Verde)

Os interessados devem procurar as secretarias das escolas ou Centro de Cultura Arno Michaelsen para se inscrever.

“Conversamos com os diretores, coordenadores pedagógicos e professores de artes para entendermos como está se comportando a cultura em cada um destes núcleos. Conseguimos mapear o que existia de ausências e carências que precisávamos suprir de alguma forma e outras coisas que eram interesse daquela comunidade. O segundo ponto é que o TransformArte também vai beneficiar a classe artística de Gramado”, finalizou Reginatto.

Os oficineiros responsáveis por desenvolver o projeto são Daiene Cliquet e Cláudia Kellermann (Artesanato); Miriam Torres, Carla Ferreira e Eduardo Côrrea (Artes Cênicas); Patrícia Vialee NayanaMussato(Escrita Criativa); Adilson Fontoura e Milena Fioravante (Música); Alessandro Muller (Artes Visuais) e Yasmin de Mello Canalli e Lígia Fagundes (Dança). A contratação de artistas segue, por meio de um edital, disponibilizado no site da Prefeitura. 

Semear a arte e formar artistas

Isso é o que espera Daiene que comandará as aulas de artesanato, na Gentil Bonato, Presidente Vargas e no Centro de Cultura da Várzea. Ela também destacou pontos que serão trabalhados no aprendizado da criança, incluindo a coletividade.

“A expectativa é grande para que as aulas do projeto sejam semeadoras da arte. São várias modalidades para as crianças, para que elas possam conhecer, desenvolver, ampliar conhecimentos e, quem sabe, se dedicar a um futuro ofício para conseguirmos formar novas gerações de artistas gramadenses. Afinal, Gramado com tantos eventos tem espaço para que cada vez mais tenhamos artistas locais. A ideia é dar este contato direto com a arte, fazer a criança se apropriar do conhecimento para formar sua opinião e, a partir daí, gostar ou não gostar, buscando despertar o interesse, mostrando possibilidades de trabalhar suas ideias, criatividade, coletividade e respeito por meio do trabalho em grupo”, projetou.

Além do artesanato voltado a sustentabilidade e reaproveitamento de materiais, o teatro de bonecos será outra atração que a artista mostrará aos alunos.

“Estarei ministrando a oficina de artesanato com foco na sustentabilidade, na ressignificação de materiais, o que considero de extrema importância, pois mostraremos que embalagens e objetos já usado, que muitas vezes descartamos como lixo, podemos dar outro destino. Também vamos desenvolver com a magia do teatro de bonecos pequenos espetáculos, que despertarão a criatividade, que além de sustentável, tem baixo custo e é acessível para todos”, sublinhou ela.

Daiene acrescentou que as crianças serão induzidas a trabalhar com o material para viabilizar o próprio espetáculo e apresentar aos colegas. “Os alunos serão estimulados a construírem suas próprias casas de espetáculos, dentro de caixas de papelão, com o tema que desejarem. Será um processo completo, desde a construção até a apresentação para seus colegas, e quem sabe para o público em geral”, ressaltou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido