CANELA – A aldeia Kógunh Mág, de Canela, é a responsável pela tradução da Constituição Federal para o kaingang, o terceiro idioma indígena mais falado do Brasil. Em setembro, o ministro da Advocacia Geral da União (AGU), Jorge Messias, veio ao território para leitura da primeira parte do trabalho, aprovada pela comunidade.
Neste domingo (14), às 15h30, no Multipalco da praça João Corrêa, durante o encerramento da 24ª Feira do Livro Josué Guimarães, será o momento de outras lideranças kaingang, de aldeias do norte do Estado e de Xaxim (SC), validarem a nova etapa do Programa Língua Indígena Viva no Direito (LIVD).
A Associação de Difusão Cultural do Canella (Adicuca) é a parceira da Kógunh Mág e do IDGlobal neste projeto, promovido pelos Ministérios dos Povos Indígenas, da Justiça e da Advocacia-Geral da União. O evento é gratuito e encerra a programação da 24ª Feira do Livro de Canela Josué Guimarães.
Música, teatro e literatura
Até domingo (14), quando se encerra a Feira do Livro diversas atrações estão programadas. Nesta quinta-feira (11), às 20h, no Multipalco terá a apresentação do pocket show “O Som do Vento”. Nele o acordeon é o protagonista e músicas clássicas natalinas são executadas, prometendo emocionar o público.
Já amanhã, sexta-feira (12), o Grupo de Cordas da Universidade de Caxias do Sul (UCS) leva ao público seu repertório instrumental, com músicas de câmara e de óperas famosas. A apresentação está marcada também para a noite.
Abrindo o último final de semana de Feira do Livro, no sábado (13), o Coral Jovem de Novo Hamburgo apresenta a “Cantata de Natal”, tradicional espetáculo musical que celebra o nascimento de Jesus Cristo, combinando canto, música e teatro – bastante comum em comunidades de etnia germânica. A apresentação acontece às 20h.
No domingo (14), o público poderá conferir o espetáculo teatral “Os consertadores de histórias”, às 13h30, e, às 17h30, todos são convidados a prestigiar a cerimônia de encerramento do evento, com a presença do patrono da 24ª edição, Clayton Opptiz.
Além da programação musical e artística, até domingo também estão previstos momentos de contação de histórias, mesa de discussão, e as paradinhas de Natal e dos parques temáticos e atrativos turísticos.

Programação
Amanhã, sexta-feira (12)
10h – Apresentação de poemas Hai Kay e cordel por alunas da Escola Barão do Rio Branco
13h30 – Contação de história – A Lenda do Negrinho do Pastoreio – Cia Lisi Berti
15h30 – Contação de história – A Gralha azul – Professora Lu
16h30 – Desfile de Natal “O Livro Mágico de Receitas do Papai Noel” (Paradinha) – Saída da Igreja até final da Av. Osvaldo Aranha no entroncamento com a R. Getúlio Vargas
17h30 – Mesa “Agentes territoriais da cultura”, com Ana Paula Marcante do Ministério da Cultura (Minc).
19h – Desfile dos parques temáticos e atrativos turísticos de Canela (Ruas centrais)
20h – Grupo de Cordas da UCS
Sábado (13)
10h – Contação de história – A Lenda do Negrinho do Pastoreio – Cia Lisi Berti
13h30 – Espetáculo Teatral “Os Consertadores de Histórias”, da Lelei Produções
15h30 – Leitura do Livro “A Araucária e a Gralha azul” – Livro em quatro idiomas com tradução em libras – com o Cacique Maurício, Fernando Gomes e Dança Kaingang – Ciclo de Palestras Circuito 3×4 Canela: Diversidade e Arte em Cena.
16h30 – Desfile de Natal “O Livro Mágico de Receitas do Papai Noel” (Paradinha) – Saída da Igreja até final da Av. Osvaldo Aranha no entroncamento com a R. Getúlio Vargas
16h30 – Filme dançado “No mundo de Josué – A história de muitas histórias”, da Academia de Danças Neusa Martinotto.
17h30 – Mesa “Palavras que florescem – Mulheres na literatura” – Mediação de Ana Rita Calazans Perine – Ciclo de Palestras Circuito 3×4 Canela: Diversidade e Arte em Cena.
19h – Desfile dos parques temáticos e atrativos turísticos de Canela (Ruas centrais)
20h – Coral Jovem de Novo Hamburgo – Cantata de Natal
Domingo (14)
10h – Mesa “Educação Antirracista”, com o Coletivo Sankofa – Ciclo de Palestras Circuito 3×4 Canela: Diversidade e Arte em Cena.
13h30 – Espetáculo Teatral “Os Consertadores de Histórias”, da Lelei Produções
15h30 – Evento de tradução da Constituição de 1988 para a língua Kaingang
17h – Mesa “Diálogos literários com escritores canelenses” – Mediação de Márcio Cavalli – Ciclo de Palestras Circuito 3×4 Canela: Diversidade e Arte em Cena.
17h30 – Cerimônia de encerramento 24ª Feira do Livro de Canela, com o patrono Clayton Oppitz
20h – Show musical Noellas













