Torneio de vaca parada é novidade para movimentar crianças de até 11 anos neste sábado (10), além do badalado o Astro do Laço
Nicolas Felippetti
GRAMADO – A tradição dos rodeios atravessa gerações e movimenta famílias em todo o Brasil. Em Gramado, a 44ª edição do Rodeio Crioulo Nacional, que iniciou na quinta-feira (8) e segue até domingo (11) não é diferente onde muitas famílias estão acampadas na sede do CTG Manotaço, no Mato Queimado. A expectativa da organização, devido ao feriado do carnaval é superar em 12 mil os participantes em relação a edição de 2023. Serão mais de R$ 100 mil em prêmios distribuídos entre os vencedores.
Na manhã de quinta-feira (8), iniciou a principal competição do rodeio o “Astro do laço” reunindo mais de 320 competidores, incluindo mulheres e homens de diferentes idades e habilidades. São quatro categorias que permitem a participação de todos os níveis e reúnem os melhores competidores nacionais.
As competições de tiro de laço, seguem na sexta-feira (9), com as categorias, desde Laço Vaqueano até Duplas. Destaque para a competição de Duplas de Irmãos, em memória de Nelson e Célio Bolfe, um tributo emocionante a dois grandes entusiastas da cultura gaúcha.
No sábado (10), a programação inclui a final da Taça Crioulo de Los Buenos e competições como Laço Piá, Guri e Pai e Filho, demonstrando o envolvimento de todas as idades na no evento. A final do “Astro do Laço” e a gineteada encerram o dia de competições
O patrão Fernando Gusen ressaltou o impacto econômico do rodeio na região, destacando o fluxo de visitantes e o aumento no movimento dos negócios locais. Os competidores do Astro do Laço, por ser a principal categoria, conta com patrocinadores que visitam a cidade com suas famílias. “Enquanto o competidor está na cancha competindo o patrocinador está observando ele. A esposa, o genro, a família de maneira geral está passeando na cidade e hospedada em algum lugar ali no centro, visitando a gastronomia, consumindo nas lojas de Gramado”, enfatiza Gusen.
Uma das novidades deste ano é a competição de vaca parada para crianças, promovendo a participação das novas gerações. Fernando ressalta um dos nomes da cidade para o torneio. “Bernardo é morador de Canela, frequenta o CTG Manotaço e conquistou o prêmio de 2º lugar em Vacaria, e agora será um dos representantes da cidade no sábado”.
Com o Rodeio de Gramado, a cultura e a tradição continuam crescendo, unindo comunidades e fortalecendo os laços familiares comentou o patrão, que destacou uma frase do Alaor de Oliveira “em bolso de bombacha, não entra droga” e fala sobre a importância de manter a cultura do laço, de manter as crianças conectadas a tradição
Primeiros competidores

Os primeiros acampamentos foram montados pelos representantes do CTG Os Praianos, de São José (SC), próximo de Florianópolis que elogiaram a organização do evento. “Movimento está bom, o gado bom e o espaço aqui para nós excelente. Fomos muito bem recebidos, e tem tudo para ser um baita evento. A recepção foi excelente”, afirmou Leonardo Reitz, um dos participantes.
Reitz e seu xará Leonardo Pires foram os primeiros a acamparem nesta edição do Rodeio de Gramado. Os peões contaram que chegaram no sábado (3) com a família e irão participar das competições do Astro do Laço.
Reitz destaca que essa é a primeira vez que participa do rodeio em Gramado enquanto Pires está na região pela segunda vez. Sobre a chegada antecipada ao evento, Reitz destaca que a ocorreu por conta da diminuição do movimento na região de Florianópolis e, por já terem visitado em outros momentos a cidade e aproveitaram para fazer turismo.
Ele destaca a busca de passar a tradição para o filho. “Prefiro dar um cavalo, do que uma moto, um celular”, disse o catarinense salientando que aprendeu a gostar de cavalos por conta de seu avô, mas que ele foi o primeiro de sua família a começar a participar dos rodeios por gostar da cultura.
Bailes
O rodeio ainda contará com dois grandes bailes. Na sexta-feira (9), a banda JJSV famosa na região e que já participou da edição anterior fará sua apresentação. Já no sábado (10), a festança fica por conta de Jonathan Pacheco, que está fazendo sucesso no litoral gaúcho e catarinense. Os dois bailes começam meia noite. Os ingressos antecipados custam R$ 35 e podem ser adquiridos na Loja Bertuol Rede Mundi, na rua São Pedro, 711, no centro de Gramado, e no Bazar Gyba, na rua Presidente João Goulart, 618, no Canelinha.