InícioSaúdeGramado e CanelaSecretaria da Saúde realiza capacitação das equipes em relação à Sífilis

Secretaria da Saúde realiza capacitação das equipes em relação à Sífilis

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – A sífilis é um grave problema de saúde pública e os casos vêm aumentando cada vez mais. Um dos objetivos da Organização Mundial da Saúde é a erradicação dos casos de sífilis congênita, e para isso é essencial um trabalho em rede, de maneira integrada. Por isso, nesta segunda-feira (31), a Secretaria da Saúde realizou uma capacitação no auditório do Centro Municipal de Saúde, reunindo as equipes da Atenção Básica e do Hospital Arcanjo São Miguel. A aula foi ministrada pela Dra. Viviane de Caprio Rachid Ventura.

Para garantir um melhor acompanhamento de todos os casos, o Município aderiu ao uso da plataforma SALUS, uma ferramenta do Ministério da Saúde que possibilita a gestão integrada das informações relacionadas à sífilis e outras condições de saúde, permitindo uma melhor rastreabilidade e eficiência no tratamento dos pacientes. A enfermeira Ellen Regina Pedroso conduziu a parte da capacitação que abordou a notificação dos casos neste novo sistema de monitoramento.

A rede privada também será convidada a fazer uso desta plataforma, garantindo o melhor acompanhamento tanto dos pacientes do SUS quanto dos usuários de convênios e particulares.

Sífilis: Prevenção e tratamento

O grande risco da sífilis é que, nos adultos, ela causa sintomas relativamente leves, que desaparecem mesmo sem tratamento, mas podem retornar anos depois, causando doenças graves. Por isso, é fundamental tratar corretamente e realizar os exames de acompanhamento de cura:

– Na população geral, quem teve sífilis e fez o tratamento deve realizar exames de controle a cada três meses, por pelo menos um ano.

– No caso das gestantes, o exame é mensal.

– Bebês de mães que não realizaram o tratamento adequado precisarão passar por exames e tratamento no hospital, permanecendo internados por 10 dias após o parto. Além disso, esses bebês deverão ser acompanhados por até dois anos.

– Sendo uma doença transmitida por relação sexual desprotegida, é essencial que todos os parceiros/parceiras da pessoa diagnosticada também sejam testados e tratados.

– Se alguém teve relação sexual sem preservativo, é recomendado procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para realizar o teste rápido. O resultado sai em apenas 15 minutos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido