InícioEconomiaGramado e CanelaSão Chico tem melhor desempenho em contas públicas no país

São Chico tem melhor desempenho em contas públicas no país

Tempo de leitura: < 1 minuto

REGIÃO–São Francisco de Paula deu um baile de gestão pública conforme avaliação do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF). Gramado é a cidade da região que teve o pior desempenho. Os dados foram divulgados na quinta-feira (21) e retratam a performance dos municípios brasileiros no exercício administrativo de 2020. O levantamento é realizado anualmente pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

Com base em dados oficiais, o IFGF analisa as contas das cidades brasileiras por meio de quatro indicadores: Autonomia, Gastos com Pessoal, Investimentos e Liquidez. Em 2020, sob a batuta do prefeito Marcos Aguzzolli (PP), São Francisco de Paula alcançou nota máxima nos quatro indicadores, sendo a cidade número 1 em gestão fiscal em todo o país. Nova Petrópolis, sob o comando do prefeito Regis Luiz Hahn (PP), foi a segunda melhor da região e 17ª no Estado. Em seguida vem Canela que, administrada pelo prefeito Constantino Orsolin (MDB) ficou em 80ª no Estado. E por fim Gramado com o pior desempenho na região e 259ª colocação no Rio Grande do Sul. No ano passado, o prefeito era João Alfredo Bertoluci (PDT).

A avaliação da administração das contas públicas municipais considera os fatores extraordinários que marcaram o ano de 2020. A pandemia da Covid-19 foi o principal deles. Os impactos sanitários causados pelo Coronavírus exigiram medidas que viabilizassem a atuação rápida e eficiente do setor público. Outros fatores complementam o pano de fundo das contas municipais em 2020, que também foi um ano de eleições municipais.

A maioria das cidades gaúchas apresentou uma situação fiscal positiva: 48,2% delas registraram uma boa gestão e 17,7% apresentaram excelência, o que coloca o Rio Grande do Sul em uma posição favorável em relação ao agregado do país. Contudo, ainda existe um grupo de prefeituras gaúchas em situação fiscal difícil (28,3%) ou crítica (5,9%).

ENTENDENDO OS INDICADORES

AUTONOMIA – Analisa a relação entre as receitas oriundas da atividade econômica do município e os custos para financiar sua existência.Em todo o país, 1.704 prefeituras não se sustentam e não geram receita suficiente para a manutenção da sua estrutura administrativa.

GASTOS COM PESSOAL – Mostra quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal em relação ao total da Receita Corrente Líquida.Mais de 1/3 das prefeituras analisadas no país estão em situação crítica e gastam mais de 54% da receita com pessoal.

LIQUIDEZ – Verifica a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os recursos em caixa disponíveis para cobri-los no ano seguinte.563 prefeituras brasileiras estão no “cheque especial” e terminaram 2020 sem recursos em caixa para cobrir as despesas postergadas para o ano seguinte.

INVESTIMENTOS – Mede a parcela da receita total dos municípios destinada aos investimentos, aqueles que geram bem-estar à população e melhoram o ambiente de negócios.O Brasil é marcado por grande disparidade: 2.672 municípios têm baixo nível de investimentos e, em média, investem apenas 4,6% da receita.

DESEMPENHO DAS CIDADES DA REGIÃO

Em todo o Estado, e no país, São Chico lidera a avaliação com índice máximo de 1.0000 em todos os indicadores. Nova Petrópolis ficoucom média de 0.9227, sendo nota máxima em investimentos e em gastos com pessoal (1.0000). Em autonomia chegou a 0.8762 e em liquidez a 0.8146.

Canela alcançou média de 0.8074, recebendo nota máxima apenas em investimentos (1.0000). Em gasto com pessoal ficou com 0.9450 e em autonomia com 0.8077. Em liquidez a situação foi considerada de dificuldade com 0.4768.

E Gramado é a cidade que teve o pior desempenho aqui na região. A média entre os quesitos ficou em 0.6577, com excelência de 1.0000 em autonomia e 0.9446 em investimentos. Em liquidez a situação foi considerada de dificuldade com nota 0.5022 e o pior desempenho foi em gastos com pessoal com avaliação de 0.1838, o que configura situação crítica.

Entendendo as notas

A leitura dos resultados é bastante simples: a pontuação varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próxima de 1 melhor a gestão fiscal do município.

Excelência = nota superior a 0,8

Boa gestão = nota entre 0,6 e 0,8

Dificuldade = nota entre 0,4 e 0,6

Crítica = nota inferior a 0,4

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido