InícioGeralGramado e CanelaRegularização de terras será facilitado e um dos itens será gratuito

Regularização de terras será facilitado e um dos itens será gratuito

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – Um dor de cabeça para moradores e poder público pode estar chegando ao fim com a regularização de lotes (terrenos). Uma Lei Federal de 2017, permite que o Poder Público possa fazer a regularização fundiária de loteamentos clandestinos consolidados até 2016 em áreas urbanas.

Denominado de Regularização Fundiária Urbana (Reurb), semana passada ocorreu na Câmara de Vereadores uma Audiência Pública para debater junto à comunidade o projeto. Atualmente no município, são 1.500 áreas de 23 localidades que foram loteadas de forma irregular em áreas particular.

Ou seja, antes de 2016, quem possuía grandes áreas de terras fez a divisão por conta própria e a venda para diversas pessoas, existe apenas uma escritura e com isso, não foi possível ainda dar a infraestrutura necessária como saneamento básico e água.

Devido a burocracia e valores atuais considerado elevados para fazer a regularização, o Reurb facilitará este acesso tanto para o contribuinte quanto para o poder público. Para isso, conforme explicou o secretário de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação, Carlos Arthur Pacheco, o projeto consiste em dois pontos.

O primeiro é denominado de Reurb Social (RS). Neste, o morador que comprovar renda de até cinco salários mínimos não terá custo. “Se enquadrando nestes critérios a Prefeitura de Canela realizará a regularização sem custo algum para o contribuinte”, explicou.

Já o outro modelo é o Reurb Específico (RE), para quem comprovadamente recebe mais de cinco salários mínimos. Neste caso, o contribuinte terá custos, mas que serão ainda definidos os critérios de cobrança que serão inseridos no novo projeto do Reurb.

Para realizar a regularização destas áreas, uma empresa especializada já está em fase de contratação e Pacheco mencionou que aprovando o projeto e colocando em prática facilitará tanto para a população, quanto para a Prefeitura de Canela.

“Será muito importante para nós, sendo aprovado [projeto do Reurb] o próprio município e os moradores serão agentes para provocar a regularização destes lotes. Muitos locais atualmente têm ausência de infraestrutura e colocando em dia permite intervir para dar uma estrutura melhor e expectativa de vida”, finalizou.

Texto: Tiago Manique – [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Black Forest celebra 35 anos preservando tradição, afeto e o tempo em Gramado

Loja referência em relógios cuco completa 35 anos no mesmo endereço, mantendo vivauma história de família, atendimento e encantamento que atravessa gerações.No dia 30...

Canela tem uma nova empresa fazendo a coleta de lixo

CANELA - A Prefeitura de Canela assinou um contrato emergencial com a empresa Locar Saneamento Ambiental Ltda para assegurar a continuidade dos serviços de...

Sindilojas Região das Hortênsias elege nova Diretoria

REGIÃO - O Sindilojas Região das Hortênsias realizou no dia 13 de janeiro as eleições sindicais que definiram a nova Diretoria da entidade para...

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....
error: Conteúdo protegido