InícioGeralGramado e CanelaRegularização de terras será facilitado e um dos itens será gratuito

Regularização de terras será facilitado e um dos itens será gratuito

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – Um dor de cabeça para moradores e poder público pode estar chegando ao fim com a regularização de lotes (terrenos). Uma Lei Federal de 2017, permite que o Poder Público possa fazer a regularização fundiária de loteamentos clandestinos consolidados até 2016 em áreas urbanas.

Denominado de Regularização Fundiária Urbana (Reurb), semana passada ocorreu na Câmara de Vereadores uma Audiência Pública para debater junto à comunidade o projeto. Atualmente no município, são 1.500 áreas de 23 localidades que foram loteadas de forma irregular em áreas particular.

Ou seja, antes de 2016, quem possuía grandes áreas de terras fez a divisão por conta própria e a venda para diversas pessoas, existe apenas uma escritura e com isso, não foi possível ainda dar a infraestrutura necessária como saneamento básico e água.

Devido a burocracia e valores atuais considerado elevados para fazer a regularização, o Reurb facilitará este acesso tanto para o contribuinte quanto para o poder público. Para isso, conforme explicou o secretário de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação, Carlos Arthur Pacheco, o projeto consiste em dois pontos.

O primeiro é denominado de Reurb Social (RS). Neste, o morador que comprovar renda de até cinco salários mínimos não terá custo. “Se enquadrando nestes critérios a Prefeitura de Canela realizará a regularização sem custo algum para o contribuinte”, explicou.

Já o outro modelo é o Reurb Específico (RE), para quem comprovadamente recebe mais de cinco salários mínimos. Neste caso, o contribuinte terá custos, mas que serão ainda definidos os critérios de cobrança que serão inseridos no novo projeto do Reurb.

Para realizar a regularização destas áreas, uma empresa especializada já está em fase de contratação e Pacheco mencionou que aprovando o projeto e colocando em prática facilitará tanto para a população, quanto para a Prefeitura de Canela.

“Será muito importante para nós, sendo aprovado [projeto do Reurb] o próprio município e os moradores serão agentes para provocar a regularização destes lotes. Muitos locais atualmente têm ausência de infraestrutura e colocando em dia permite intervir para dar uma estrutura melhor e expectativa de vida”, finalizou.

Texto: Tiago Manique – [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido