GRAMADO – Para se conectar com a edição da 36ª Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), é necessário fazer uma pequena linha do tempo e ir até maio, quando ocorreu a maior catástrofe climática do Rio Grande do Sul. A tragédia que ceifou vidas, também trouxe prejuízos econômicos em diversos setores e entre eles o turismo. Acessos impossibilitados, principalmente o principal para o Rio Grande do Sul, o Aeroporto Salgado Filho. Reaberto no dia 21 de outubro, a esperança voltou.
A pujança turística e o otimismo aos poucos vão retornando coincidindo com a volta dos voos no Salgado Filho com o início do Sonho de Natal de Canela e Nata Luz de Gramado. A cereja do bolo para apresentar o Rio Grande do Sul para o mundo, que podem visitar e principalmente a Região das Hortênsias é o Festuris.
O mundo dos negócios no setor do turismo está em Gramado a partir desta quinta-feira (7), até domingo (10), com o início do Festuris que será realizado no Serra Park. Roda de negócios, palestras, bate papo e muitas trocas de ideias e experiências vão compor este cardápio do trade. Serão mais de 400 expositores e 2.500 expositores dos quatro cantos do mundo.
Potencial turístico do RS
O Festuris preparou uma área exclusiva para dar luz ao potencial gaúcho como destino, com um olhar à cultura e as tradições. “Vamos trazer ali todos aqueles destinos para juntos mostrar o Rio Grande de pé e abraçar o Brasil pelo abraço que nos deram durante a calamidade”, anuncia a CEO do Festuris, Marta Rossi.
Serão mais de 1.500m² de área para destacar dezenas de cidades que estarão unidas a marcas expressivas como Gramado, Canela e Bento Gonçalves e os inúmeros parques temáticos que atraem visitantes de todos os recantos brasileiros e da América do Sul.
O cartão de visitas para os participantes da Feira será o portal que vai identificar o RS e seus produtos regionais e seus roteiros. Haverá ainda uma sinalização temática com as cores da bandeira e um palco para debates essenciais. Durante a feira de negócios o Espaço vai receber várias atividades culturais.
“Somos um estado rico, que oferece todas as possibilidades. Para onde vamos carregamos nossa cultura, nossos valores, e isso no mundo de hoje que tanto se fala em experiências é muito forte. Está na nossa essência o bem receber, a cultura e a tradição. Vamos dar ao turismo a mesma posição relevante que tem o agro e que tem a inovação e tenham certeza de que esse tripé é o futuro da economia mundial”, enfatiza Marta.
Atrações
A Secretaria de Turismo do Estado vai aproveitar a movimentação intensa do Festuris para lançar atividades importantes para o calendário turístico do RS. Uma delas é a Vindima 2025, que acontece a partir de janeiro. A Setur planeja inúmeras atividades que unem tradição e arte, incluindo a pintura ao vivo de pipas gigantes por um artista plástico.
Outro destaque que será dado pela Secretaria é a Semana Farroupilha 2025, levando a atenção do público para as raízes gaúchas fortalecendo o orgulho pelas coisas do Rio Grande do Sul. No final do Festuris, no Palco de Conteúdo do Espaço, o conjunto Alma Gaudéria fará o show de encerramento.
Confira abaixo a programação completa do Festuris













