GRAMADO – Foi protocolado pelos vereadores de Gramado o projeto que institui a região turística “Vale das Montanhas” no município. A iniciativa é da Associação Vale das Montanhas, mesmo nome que poderá ser dado à região sul de Gramado.
O Projeto
O principal objetivo da associação, conforme propõe o projeto, é o fomento do turismo e o crescimento da região. “A denominação de ‘Vale das Montanhas’ tem o objetivo de vislumbrar as potencialidades do local. Isso irá engrandecer o município, visto que poderá agregar um novo estilo turístico até então não desenvolvido, ou pouco difundido em Gramado”, afirma um trecho do documento.
Composição da região “Vale das Montanhas”, segundo a proposição:
– Bairro Várzea Grande, Belvedere, São Luiz, Altos da Viação Férrea, Vila Olímpica, Vila Paraíso, Vila do Sol, Celita, Mazzurana, Michaelsen, Montnha del Fiori, Orlandi, Morro Agudo, Serra Grande Italiana, Serra Grande Alemã, Morro do Arame, Linha Carahá, Linha Moleque, Linha Caboclo, Linha Gambelo e Linha Horlle.
Moradores divididos
Muitos moradores da região são contrários os projeto. Segundo eles, a iniciativa seria uma forma, mesmo que de maneira velada, de mudar o nome do bairro Várzea Grande. Nas redes sociais, muitas manifestações de indignação com a proposição foram registradas.
A proposta, segundo os idealizadores, não se trata de uma alteração de nomes de bairros ou localidades, mas, sim, de uma iniciativa para qualificar a região e proporcionar benefícios para o município e seus habitantes.
Confira a matéria abaixo onde moradores relatam suas opiniões:
Assinaram o projeto 8 dos 9 vereadores. São eles: Celso Fioreze (PSDB), Professor Daniel (PT), Cícero Altreiter (MDB), Renan Sartori (MDB), Neri da Farmácia (Progressistas), Rosi Ecker Shmitt (Progessistas), Rodrigo Paim (MDB) e Roberto Cavallin (Progressistas).
O único vereador que não assinou a proposição do projeto foi Joel da Silva Reis (Progressistas). O projeto “Vale das Montanhas” vai a leitura na sessão ordinária desta segunda-feira (5).