InícioGeralGramado e CanelaProjeto de lei inclui mais de 10 novas ruas em áreas de...

Projeto de lei inclui mais de 10 novas ruas em áreas de estacionamento rotativo

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – A Prefeitura encaminhou à Câmara de Vereadores um novo projeto de lei que altera os anexos da legislação original do estacionamento rotativo, criada em 2006. A proposta amplia o número de vias atendidas pelo sistema de vagas controladas, reorganiza a listagem das ruas e atualiza o mapa que define o alcance do serviço. Segundo a justificativa do projeto, a ampliação atende a pedidos de moradores e se baseia em um estudo técnico que aponta a necessidade de melhorar a fluidez no trânsito e o acesso a serviços essenciais.

O prefeito Nestor Tissot destaca que a medida visa garantir maior rotatividade de veículos em regiões onde há concentração de serviços públicos e alta circulação de pessoas, como é o caso da Rua Ernesto Volk, que abriga o posto de saúde central. O projeto, segundo ele, é fruto de diálogo com a comunidade e visa equilibrar o uso dos espaços públicos entre moradores, comerciantes e turistas.

Proposta foi aprovada na Câmara

O projeto foi aprovado pelos vereadores na sessão ordinária desta segunda-feira (4), a primeira após o recesso parlamentar. A proposta foi aprovada por cinco votos a dois. Os únicos votos contrários foram dos vereadores Maria de Fátima da Silva e Roberto Cavallin, ambos do partido Republicanos.

Com a aprovação, a lei entra em vigor após a publicação oficial. A próxima etapa será a instalação de sinalizações e ajustes operacionais por parte da Secretaria de Trânsito e da empresa responsável pela gestão do sistema rotativo.

O que muda na lei

O Projeto de Lei apresentado em 23 de maio de 2025 modifica diretamente os Anexos I e II da Lei nº 2.453, de 15 de maio de 2006. O Anexo I se refere ao mapa do estacionamento rotativo e será atualizado para incluir visualmente todas as vias contempladas. Já o Anexo II é a listagem textual das ruas onde passa a vigorar a obrigatoriedade de pagar para estacionar.

A medida não mexe nas regras de funcionamento do sistema — como tempo máximo de permanência ou valor cobrado — mas amplia o território onde essas regras são aplicadas. O foco principal está em garantir a rotatividade dos veículos e melhorar a disponibilidade de vagas em áreas centrais e de serviços.

As novas ruas incluídas

Embora a redação do projeto apresente uma listagem reorganizada das ruas integrantes do sistema, é possível identificar claramente as vias que foram acrescentadas à malha rotativa. Entre as principais novidades estão:

  • Rua Ernesto Volk (entre as ruas Senador Salgado Filho e Euzébio Balzaretti): importante via do bairro Centro onde está localizado o posto de saúde municipal;
  • Rua Emílio Sorgetz (entre a Avenida Borges de Medeiros e a Rua Liberato Salzano);
  • Rua Aquilino Libardi (entre as ruas Emílio Sorgetz e Vereador Eddi Oiagen);
  • Rua Vereador Eddi Oiagen (entre as ruas Aquilino Libardi e Liberato Salzano);
  • Rua Liberato Salzano (entre as ruas Emílio Sorgetz e Vereador Eddi Oiagen);
  • Rua Dr. Nilo Dias (entre a Rua São Pedro e a primeira curva).

Essas vias não constavam na redação anterior da lei e agora passam a integrar o sistema, o que significa que os motoristas deverão pagar pelo tempo de estacionamento nesses locais. A cobrança deverá ser feita da mesma forma que nas outras áreas, por meio dos parquímetros e aplicativo.

Ruas que já faziam parte do sistema

Além das novas adições, o projeto reorganiza e reafirma as ruas já incluídas anteriormente, garantindo maior clareza no texto da lei. Entre elas estão:

  • Avenida Borges de Medeiros (entre a Rótula das Bandeiras e a Rua das Fontes);
  • Rua Garibaldi (inteira);
  • Rua São Pedro (entre a Av. das Hortênsias e a Rua Euzébio Balzaretti);
  • Rua Wilma Dinnebier;
  • Rua Reinaldo Sperb;
  • Rua João Petry;
  • Avenida das Hortênsias (entre a rótula da Rua São Pedro e Ângelo Bisol até a ERS-235);
  • Rua Madre Verônica;
  • Rua Padre Carmene;
  • Rua Augusto Zatti;
  • Rua Senador Salgado Filho;
  • Rua Pedro Benetti;
  • Rua Theobaldo Fleck (entre a Rua Garibaldi e a Rua Dr. Ricardo Sturmhoffel);
  • Rua Ângelo Bisol;
  • Rua Euzébio Balzaretti;
  • Rua Guilherme Abraham;
  • Rua Mario Bertolucci;
  • Rua Dr. Ricardo Sturmhoffel (entre as ruas Theobaldo Fleck, Augusto Zatti e Arthur Zwetsch).

Com essas alterações, o sistema abrange agora 24 trechos de ruas, tornando o estacionamento rotativo mais abrangente e presente em diversas regiões centrais da cidade.

Justificativa do Executivo

A justificativa apresentada junto ao projeto ressalta que a decisão se baseou em pedidos de moradores e comerciantes que relatam dificuldade crescente para encontrar vagas em frente às suas casas e estabelecimentos. A Prefeitura realizou um estudo de viabilidade que confirmou a necessidade de ampliar o sistema, especialmente em áreas de alta demanda por vagas.

Segundo o documento assinado pelo prefeito Nestor Tissot, “a implementação do estacionamento rotativo nessas vias garantirá maior disponibilidade de vagas, especialmente para quem precisa acessar serviços essenciais, como exames e consultas médicas”.

A justificativa também reforça que a ampliação tem como objetivo otimizar o uso do espaço público, beneficiando não apenas moradores e trabalhadores locais, mas também os visitantes de Gramado, que frequentemente enfrentam dificuldades para estacionar em regiões centrais.

Impacto para motoristas

Para os motoristas, o principal impacto será a necessidade de pagar pela vaga em trechos onde antes o estacionamento era gratuito. Por outro lado, a expectativa da Prefeitura é que a medida aumente a rotatividade, reduzindo o tempo que se leva para encontrar uma vaga e diminuindo o número de veículos circulando desnecessariamente em busca de espaço.

A recomendação é que os usuários estejam atentos à sinalização nas ruas incluídas no sistema e utilizem o aplicativo oficial ou os parquímetros para evitar multas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido