CANELA – O prefeito Constantino Orsolin assinou o documento que autoriza o início das construções das trilhas no Parque do Palácio, na tarde de quarta-feira (24). A formalidade, dá continuidade a nova etapa de remodelação do atrativo. Pelo menos, é isto que projeta a Administração com a intenção que a comunidade se aproprie, frequentando e usufruindo do Parque que, por muito tempo, foi alvo de atos de vandalismo e de consumo de drogas.

Centenas de alunos das Escolas Ernesto Dornelles, Santa Terezinha e Noeli Azevedo acompanharam o prefeito em um passeio pelo terreno. A iniciativa teve como objetivo aproximar os alunos do parque e mostrar para a comunidade que o espaço está sendo melhorado para normalizar a circulação.
“Trouxemos [estudantes] para que a comunidade, aos poucos, vá se apropriando deste maravilhoso espaço. É uma obra significativa. Vai ser um espaço novo e diferente. Queremos que essas crianças avisem os pais que em 15 dias, no máximo, estaremos abrindo esse parque em todos os dias da semana para que eles se apropriem deste bem que nós temos”, salientou.
A primeira iniciativa para adaptar o parque para que a populaçãovolte a frequentá-lo foi a revitalização do cercamento, no ano passado. A intenção de construir as trilhas foi anunciada no dia 27 de julho de 2022, juntamente à assinatura do termo de início da intervenção que instalou as novas cercas. Esta obra, em específico, custou R$ 386.625,49 e foram implantados 674,20 metros de cercamento, sendo 158,20 metros com mourões e tela e 516 metros com gradis de concreto.
Mais de três mil metros de trilhas
Duas trilhas serão construídas: uma de pvs (blocos de concreto) para bicicletas e outra de saibro para corridas. Elas terão 1.740 metros e correrão, paralelamente, uma ao lado da outra. O custo da obra, que tem seis meses para ser concluída, é de R$ 1.336.201,42. A empresa vencedora da licitação é a Telas Telar Pavimentação e Terraplanagem.
“Hoje começa uma nova etapa. Uma será de caminhada e outra para correr e andar de bicicleta. Aqui também teremos quadras de esportes, praça, palco para apresentações a céu aberto, lugar para pets e também lugar para o Centro de Convenções e Congresso. Estamos construindo um novo espaço de trabalho, lazer, renda, cultura e esportes”, destacou Orsolin, que pediu a plantação de azaléias e hortênsias no percurso da trilha.
O prefeito também anunciou que vigias serão contratados para garantir a integridade do parque e estarão a serviço em, no máximo, 15 dias. O secretário de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura, Marcelo Savi, se comprometeu a reformar os banheiros do Parque que estão vandalizados.
Além disto, o trilho existente também será pavimentado com pvs para que veículos de segurança possam circular dentro do Parque no caso de alguma emergência.












