REGIÃO – Calma, moradores! Podem ficar tranquilos. A obra na ERS-373, entre Gramado e Santa Maria do Herval, está correndo bem, mas o receio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) está na instabilidade climática da região, que pode causar transtornos na intervenção, já que alguns processos não podem ser feitos com o tempo chuvoso, por exemplo. O prazo, em contrato, para o fim da obra está marcado para o dia 8 de outubro, mas pode acontecer da intervenção ultrapassar essa data.
Até o final de fevereiro foram realizados 6 quilômetros de terraplanagem, 9 de drenagem, 6 de sub-base, 4,3 de brita graduada e 4 de concreto betuminoso usinado à quente (CBUQ), que é o asfalto finalizado.
A Construtora Pelotense, responsável pela obra, elabora os processos de terraplanagem, (entre os km 6,5 e 5,5), drenagem, (entre 4,3 ao 0), e Implantação de sub-base, (entre 6,5 ao 5,5).
“Ainda, será feita a terraplenagem em 3 km da rodovia, a drenagem em 4,7 km, a sub-base em 3,3 km, a base de brita graduada e o CBUQ em 12,9 km. Todos esses serviços têm previsão de encerrar no final de 2023 – prazo que poderá ser alterado conforme as condições climáticas”, sublinhou a Autarquia
A assinatura do Termo de Início da Obra ocorreu no dia 17 de dezembro de 2021 e os trabalhos iniciados no dia 14 de janeiro de 2022. O investimento é de R$ 27,6 milhões.










