GRAMADO – A Polícia Civil (PC) apresentou ontem, quinta-feira (13), uma nova viatura, um Corolla, adquirida por meio do Programa de Incentivo e Aparelhamento das Forças de Segurança (PCEG), mecanismo que permite que empresas destinem parte do ICMS para equipar instituições de segurança.
Durante a apresentação, o delegado Regional Gustavo Barcellos e o presidente do Movimento de Combate à Violência (Mocovi), Josiano Schmitt, explicaram detalhes do funcionamento do PCEG, enfatizando que o programa se tornou fundamental para modernizar a estrutura local, como a demanda por veículos, equipamentos e manutenção.
Participação da iniciativa privada
A captação de recursos só foi possível graças à mobilização de contadores, empresários e voluntários que auxiliam na gestão das contribuições, incluindo os 10% opcionais de fomento — valor exigido para colaboradores que não recolhem ICMS.
Segundo o delegado, muitos empresários não conseguem aportar esses 10% por questões financeiras, mas outros têm apoiado com valores relevantes, garantindo que o programa continue avançando. O Mocovi também foi citado como peça-chave na gestão dos recursos e na manutenção constante das estruturas de segurança na cidade.













