InícioGeralGramado e Canela“Pensei em ir embora”, relata morador

“Pensei em ir embora”, relata morador

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA–A espera acabou para Luiz Gonçalves, Loris e Sidnei. A rua Willibaldi Rinaldo Dieterich, no bairro Saiqui, vai ser pavimentada. O prefeito Constantino Orsolin assinou o termo de início da obra, na noite de quarta-feira (10). O investimento é de R$ 1.792.000,00 e o prazo para que a Construtora e Pavimentadora Pavicon termine a intervenção de 800 metros, que compreende pavimentação, calçamento e redes de drenagem, é de um ano.

A reportagem do Jornal Integração visitou a localidade na terça-feira (9), e conversou com alguns moradores. As reclamações são as mesmas: excesso de poeira, buracos e barro. Natural de Bom Jesus, Luiz Amilton Gonçalves, mora ali há 30 anose reclama da quantidade de promessas relacionadas ao asfaltamento. Ele contou que pensou em ir embora por conta da falta de atenção do Poder Público.

“Eu comprei este terreno há 30 anos e, desde então, é prometido que vai ser asfaltado. A poeira é horrível, não dá para abrir uma janela. E quando o problema não é o pó, vai ser o barro. São promessas e política, acabam esquecendo da gente. Pensei em ir embora. Eu só não vendi aqui, pois não achei um lugar para comprar, queria voltar para Bom Jesus”, explanou o idoso de 73 anos.

Seu Luiz é casado com Loris Costa e, além da esposa, também mora com o filho João Paulo. Quando ficou sabendo que a rua seria asfaltada, o semblante mudou, o que era insatisfação virou felicidade e um sorriso apareceu.

“Não tem o que vai resolver, só fazendo a faixa (pavimentação). Vão fazer? Que coisa boa! O bairro é muito bom, melhor não tem. Morei em vários lugares e não tinha residido em um local tão tranquilo. Nunca me incomodei com nada, além da rua. Deixamos as roupas posar na rua, calçados, ninguém mexe”, completou.

Lisete e Sidnei Rodrigues – Arquivo Pessoal

Morador há 19 anos, Sidnei Rodrigues, relata as adversidades enfrentadas no início dos anos 2000. Alagamentos e falta de água eram comuns para uma rua que ainda começava a surgir.

“Nós moramos aqui desde 2004 e quando chegamos a rua era muito precária, era toda de grama ainda. Fomos ajeitando, pegando pedras nos barrancos para fazer a rua. Na época faltava muita água, era de poço artesiano. Quando chovia tinha muito barro, vinha água de todo o lado e alagava. Foi solucionado quando compramos canos que entram dentro do nosso pátio, por meio de bocas de lobo, atravessam o terreno e saem no banhado. Isso hoje está melhor porque nós moradores resolvemos”, relatou.

Apesar da felicidade com a implementação do asfalto, Sidnei citou que os valores de IPTU e taxa de lixo irão aumentar. Ele também destacou que a Prefeitura não está fazendo um favor para os moradores, mas que é uma obrigação.

“Há 20 anos tem poeira, enquanto não chegar o asfalto não vai resolver. Pensamos diversas vezes em nos mudarmos, mas a situação não era favorável. Fomos ficando e, graças a Deus, vencemos. O asfalto é uma faca de dois gumes para quem tem um poder aquisitivo menor, vai diminuir os buracos, vai sanar a poeira, mas vão cobrar por isto. Os mais humildes vão enfrentar um problema na hora do pagamento, o IPTU e a taxa de lixo aumentam, eles cobram sob o valor venal do terreno. Não é um favor que estão fazendo, vamos ter que pagar”, ressalta.

André Fernandes/Divulgação

ASSINATURA – A autorização em contrato para o início da obra foi assinado durante o encontro dos moradores com o Executivo, na rua Willibaldi, na quarta (10), denominado de Canela Participa, programa implantado pela Prefeitura para aproximar a comunidade dos assuntos de interesse público.

Durante a conversa, o engenheiro da empresa responsável, Mauro Backes, projetou que a intervenção deve estar concluída antes do prazo estipulado. Já o prefeito Constantino Orsolin citou imbróglios jurídicos para a demora da oficialização da obra, que já iniciou.

“Não havia saído do papel devido a imbróglios jurídicos. Mas com o apoio do Ministério Público conseguimos desembaraçar essa situação, pois a prioridade é a qualidade de vida dos moradores”, salientou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...
error: Conteúdo protegido