InícioExclusivo AssinantesPartidos intensificam negociações

Partidos intensificam negociações

Tempo de leitura: < 1 minuto

Com a proximidade da data limite para as convenções, 16 de setembro, os partidos políticos de Canela e Gramado correm atrás das melhores parcerias. A intenção é vencer o pleito na amarração e para isso um bom candidato a vice, uma boa coligação na majoritária e uma boa turma de concorrentes a vereança, fazem a diferença.

GRAMADO – O PSDB estava preparado para apresentar o candidato a vice-prefeito na tarde de ontem. Porém, na reunião em que o pré-candidato a prefeito, Gilberto Tomasini, o apresentou à executiva do partido, surgiu uma nova possibilidade e a definição ficou para amanhã. Os tucanos querem aventar uma coligação com o MDB, oferecendo o vice a Evandro Moschem.Na reunião de ontem o jovem Gregório Nardini assumiu a presidência em lugar de Celso Fioreze que se licenciou para concorrer, a princípio a vereador, mas como Beto Tomasini se nega a ser o vice no caso de uma coligação com o MDB, Celso pode ser o indicado.  De qualquer forma, em princípio, são apenas pré-candidaturas que estão sendo construídas, precisando serem homologados na convenção do partido, marcada para o dia 12 deste mês.

No meio da manhã de ontem, o presidente do MDB, Everton Michaelsen disse ao Integração que aguarda o grupo vencedor da eleição passada para definir o vice de Evandro Moschem, que pode sair de uma das siglas daquela composição, PDT, PT ou PCdoB. Até ontem o atual prefeito João Alfredo Bertolucci ainda não havia descartado a possibilidade de concorrer à reeleição à diretoria do MDB.

O que está certo, por ora, é que os CCs emedebistas seguirão nos seus cargos até o final da gestão, salvo novos episódios entre as partes. O presidente do partido, Everton Michaelsen, acredita na condição de manter a coligação vitoriosa na campanha passada. “O vice tem de ser alguém agregador, que possa manter esta união”, resumiu.

O Progressistas, do pré-candidato Nestor Tissot, segue aguardando uma definição entre os vereadores Luia e Dr. Ubiratã. A esperança do presidente da sigla, Jaime Schaumlöffel é que aja um entendimento antes da convenção para que neste dia a aprovação seja por aclamação e não pelo voto.

A primeira reunião para este consenso ocorreu ontem à tarde, mas não teve definição. Hoje mesmo e amanhã as conversas seguirão com este objetivo, conforme disse ao Integração ontem no final da tarde, Jaime Schaumloffel. Ainda que pretende concorrer com chapa pura, o Progressistas já tem acertado a coligação na majoritária com PSC, PSL e PTB para apoiar seu candidato a prefeito.

CANELA – Embora ainda não anunciado pelos partidos, o Jornal Integração levantou que a chapa vencedora da eleição passada, Constantino Orsolin (MDB) e Gilberto Cezar (PSDB) será mantida e buscará a reeleição. Em live (transmissão ao vivo pela internet) do MDB, nesta terça-feira (1º), o presidente, Vilmar Santos, novamente defendeu a possibilidade de chapa única (eleição sem oponentes).

Mas, por ora, o PDT mantém seu interesse em disputar o pleito, tendo dois pré-candidatos disputando internamente, o ex-secretário de Educação Gilberto Tegner (Tolão) e o ex-prefeito (três vezes), José Vellinho Pinto. Quanto ao vice os trabalhistas ainda não tem definição e sua convenção será dia 16 de setembro, às 19h. O presidente, Gino Bazzan, falando com o Integração, ontem, se mostrava entusiasmado: “Nós vamos ganhar esta Prefeitura”, dizia.

O Progressistas que comandou a Prefeitura na gestão anterior a atual, não terá candidato a prefeito nesta eleição. O presidente ErniSchafer é simpático à ideia de candidatura única, conforme pretende o MDB. Para Schafer o momento de pandemia e crise econômica são razões para união e enxugamento de qualquer custo.

Gramado e Canela terão cerca de 80 candidatos a vereador cada

Ao que o Jornal Integração levantou nestes últimos dias com as lideranças partidárias, Canela e Gramado terão número semelhante de candidatos a vereador. Se nas chapas majoritárias ainda há muitas dúvidas, para a eleição proporcional os partidos estão com as listas bem adiantadas.

Com a mudança da regra para este pleito, que proíbe coligações para vereança, alguns partidos menores sequer participarão da disputa. É o caso do Democratas e até mesmo do PDT do prefeito Fedoca, de Gramado e de Democratas, Cidadania, PT, PCdoB, PTB, entre outros, de Canela. Desta forma apenas cinco partidos de Canela e oito de Gramado devem inscrever candidatos.

Em Canela, onde a Câmara é composta por 11 vereadores, cada partido pode inscrever até 17 candidatos, e em Gramado onde são 9 vagas, o número máximo de participantes é de 14 por sigla, sendo obrigatório respeitar o percentual de 30% para diferença de gênero (não pode ser só homens ou só mulheres).

Em Canela apenas cinco partidos irão participar da disputa pelas 11 cadeiras do Legislativo. MDB, Republicanos, PDT e PSDB terão lista cheia (17) e Progressistas deve ir com 10. Os nomes e o número exato, no entanto, só será defino nas convenções dos partidos. O prazo máximo é dia 16 deste mês.

Em Gramado oito siglas devem ter candidatos a vereador. O PSC (partido formado basicamente por dissidentes do Democratas – DEM/PFL), Progressistas, PSDB e o MDB devem ter lista completa (14 cada). Já o PCdoB tem 10 nomes na lista, o PT planeja ter de seis a oito, o PSL de 8 a 10 e o PTB de 3 a 5. Somando estes daria 83 candidatos, podendo chegar a 89 caso PSL, PT e PTB cheguem ao seu número máximo pretendido de 10, 8 e 5, respectivamente.

CONVENÇÕES JÁ AGENDADAS

Republicanos Canela: Dia 5, às 14h, na Câmara de Vereadores.

Progressistas Gramado: Dia 11, às 18h, na Câmara de Vereadores.

Progressistas Canela: Dia 11, às 19h, na Câmara de Vereadores.

MDB de Gramado: Dia 15, às 15h, no Teatro Elisabeth Rosenfeldt.

MDB de Canela: Dia 12, às 14h, na sede do partido (Amarelão).

PSDB de Gramado: Dia 12, às 9h, na Câmara de Vereadores.

PSC de Gramado: Dia 11, às 18h, na Câmara de Vereadores.

PDT de Canela: Dia 16, às 19h, na Câmara de Vereadores.

PTB de Gramado: Dia 14, às 19h, de forma online pelo aplicativo Zoom Reuniões (o link será enviado aos filiados minutos antes do horário).

Os demais partidos ainda não definiram ou não divulgaram seus calendários.

CALENDÁRIO ELEITORAL

31 de agosto a 16 de setembro – Período para realização das convenções partidárias.

31 de agosto a 26 de setembro – Período para registro de candidaturas.

27 de setembro – Início da propaganda eleitoral, inclusive na internet.

15 de novembro – 1º turno da eleições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido