GRAMADO – O uso precoce de álcool e drogas é extremamente prejudicial para jovens e adolescentes, podendo causar danos físicos e psicológicos significativos. Estudos mostram que essas substâncias afetam diretamente o cérebro em desenvolvimento, ocasionando problemas de memória e aprendizado, transtornos de saúde mental, déficits cognitivos e aumentando o risco de dependência química. Além de comprometer o rendimento escolar, essas consequências podem impactar o desenvolvimento social e comprometer o futuro de toda uma geração.
Para promover a conscientização sobre esse tema, a Câmara Municipal de Gramado, por meio de uma ação conjunta do gabinete do vereador Roberto Cavallin, da Escola do Legislativo Ivo Bezzi e do Vereador Jovem Pyetro Mendonça, realiza na próxima terça-feira, 16 de setembro, a palestra “Drogas e Álcool: Riscos de Uso e a Importância da Prevenção”. O evento reunirá mais de 260 alunos no Teatro Elisabeth Rosenfeld, das 8h30 às 12h, em uma manhã dedicada à reflexão e à educação preventiva.
A programação será intensa e diversificada. A Brigada Militar abre o evento apresentando o PROERD, programa reconhecido nacionalmente que trabalha de forma educativa para que crianças e adolescentes aprendam a resistir à pressão de colegas, façam escolhas seguras e construam uma vida saudável.
Em seguida, a Polícia Penal fará uma demonstração com o seu canil, mostrando como cães especialmente treinados são utilizados em operações de segurança e em ações sociais e educativas.
Outro momento de grande impacto será o relato de Antonio Barbedo Junior, o “Duda”, ex-dependente químico, que compartilhará sua história real de superação, desde os primeiros contatos, passando pelo diagnóstico médico de transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de substâncias psicoativas (CID-10), até sua recuperação e reestruturação de vida.
Encerrando a manhã, a Polícia Civil trará o projeto Papo de Responsa, um bate-papo leve e interativo sobre prevenção à violência e cidadania, aproximando os jovens do papel social da polícia e incentivando escolhas responsáveis.