GRAMADO – A paróquia da Igreja São Pedro tem um novo administrador, trata-se do padre Lucas Peres, vindo de Brasília. Ele substituirá o ex-pároco Celestino Fritzen, que após sete anos no município, não assumirá nenhuma casa paroquial neste momento. O novo pároco realizou a missa de posse no último domingo (13), para padres e devotos da comunidade que lotaram os espaços disponibilizados, além do bispo Dom Zeno Hastenteufel da Diocese de Novo Hamburgo.
Natural de São Leopoldo, o padre revelou à reportagem do Integração como sua história com a religião começou, discorreu sobre sua trajetória, expectativa e responsabilidade a frente da Igreja. “Desejo de todo o coração contribuir para a salvação daqueles que o Senhor confia ao meu pastoreio, procurando gastar minha vida, estar disponível a todos e oferecer minhas orações e sacrifícios para que possa cumprir essa missão com fidelidade e zelo”, expressou.
Peres contou que desde muito cedofoi incentivado e cativado a buscar uma vida de fé autêntica e uma intensa participação na vida da Igreja pela avó e pelo seu testemunho. “Fui coroinha, participei do movimento Onda, ajudava nas Santas Missas etc. Essas experiências, a vida de oração, o contato com os padres e a caminhada com tantos amigos de fé se tornaram instrumentos. O chamado de Deus foi se apresentando com crescente força e encanto em diferentes momentos da vida, e me vi na necessidade vital e de urgência de dar-lhe uma resposta”, afirma.
O pároco de 36 anos tomou sua decisão para se tornar padre em fevereiro de 2001, ingressando noSeminário Betânia, em Novo Hamburgo. Posteriormente ele fez os estudos de filosofia, teologia e o estágio pastoral. Após a conclusão destas etapas de formação,ele foi aprovado pela Igreja para a ordenação.Em dezembro de 2008 foi ordenado sacerdote, no ano seguinte foi vigário paroquial na cidade de Rolante. Depois, trabalhou como promotor vocacional da Diocese por sete anos.
Peres está voltando de um período de três anos de serviços prestados em Brasília, como colaborador local na Nunciatura Apostólica, tendo então, 11 anos e nove meses de vida sacerdotal.“Fui informado da designação para a Paróquia São Pedroapós uma reunião do senhor bispo Dom Zeno com o Colégio de Consultores da Diocese, cujo objetivo era tratar das transferências dos padres”, sublinhou ele.
Para finalizar, o padre falou da responsabilidade em assumir a Paróquia São Pedro. “Minha responsabilidade é,em primeiro lugar e antes de tudo, como pastor de almas, ser instrumento do Senhor que a todos ama e quer que todos se salvem. Para esse fim envolve a vida da paróquia como um todo, as celebrações e demais atividades religiosas e pastorais, os serviços de caridade e assistência, bem como tudo o que concorre para a manutenção, sustento e organização das estruturas de que dispomos, segundo as orientações da Igreja e em atenção ao que da sociedade civil nos diz respeito”.
Texto: Leonardo Santos – [email protected]
Ótimo trabalho!
Parabéns, Gostei muito.
Tenha um ótimo dia!