REGIÃO – São várias mãos que fazem acontecer um processo eleitoral. Além dos trabalhadores do judiciário e segurança pública, tem aqueles que transportam as urnas eletrônicas e que atuam nas seções eleitorais como os mesários, sejam voluntários ou convocados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS).
Conforme o técnico Judiciário do Cartório Eleitoral da 65ª Zona Eleitoral, Guilherme Cavagnoli, cerca de 910 pessoas trabalharam nas eleições em Canela e Gramado, sendo 97 em seções de Canela (29 locais) e 99 seções em Gramado (33 locais).
Com cerca de oito anos atuando em eleições, a professora Jucemira dos Santos atuou como mesária na seção 59, na Escola Neusa Mari Pacheco (Ciep), bairro Canelinha, o maior colégio eleitoral de Canela.
Enquanto uma colega fazia o atendimento a um eleitor, ela conversou com a reportagem do Jornal Integração e falou da importância deste momento e também para quem trabalha no pleito eleitoral.
“Penso que nós temos que fazer o nosso papel como cidadão, não adianta somente cobrar das autoridades e também importante a população servir seu município, estado e país. Foi uma votação tranquila, nesta festa da democracia”, disse.
Texto: Tiago Manique – [email protected]