REGIÃO – Após intensas negociações entre o Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria e Gastronomia de Gramado (Sintrahg) e Sindtur Serra Gaúcha, entidade que representa a classe patronal, chegaram a um acordo para a campanha salarial deste e próximo ano. Está assegurado um reajuste de 5% no piso salarial, representando um aumento real de 0,4% acima da inflação, beneficiando a ampla maioria da categoria.
Para aqueles que recebem acima do piso, o reajuste será de 4,6%, dividido em duas parcelas: a primeira, retroativa a 1º de novembro de 2024, e a segunda, a partir de março de 2025. Ficou acordado um reajuste de 4,6% sobre os salários de novembro de 2023, sendo 2,3% em novembro deste ano e 2,3% em março de 2025. O salário base da categoria será de R$ 1.800,75.
“Foi um período difícil este último ano para todos da hotelaria e gastronomia, tivemos perdas grandes com a catástrofe que atingiu o estado e principalmente com o fechamento do aeroporto”, disse o dirigente. A entidade, segundo ele, procurou concluir da melhor forma esta convenção, em função das dificuldades, fazendo um esforço para manter o melhor reajuste possível”, disse Claudio Souza, presidente do Sindtur.
O presidente do Sintrahg, Rodrigo Callais, destacou o esforço da entidade em garantir avanços, mesmo em um cenário desafiador. “Chegamos ao limite do possível na mesa de negociação, melhorando substancialmente a proposta inicial do segmento patronal, que previa um reajuste abaixo da inflação e parcelamento do INPC apenas para maio de 2025”, afirmou Callais.
Ele ressaltou ainda que fatores extraordinários impactaram diretamente as negociações deste ano. “As enchentes e o fechamento do aeroporto Salgado Filho trouxeram sérias consequências para o setor, e isso foi determinante para as condições acordadas”, explicou.
Já em Canela, o acordo entre o Sindicato da Hotelaria e Gastronomia com o Sindtur, o aumento no piso salarial foi de 5,14%, ficando em R$ 1.810.