
Pizzaria
O deputado federal Maurício Marcon (PL) publicou um vídeo ontem, quinta-feira, alertando sobre a retirada de assinaturas de deputados e senadores para a CPMI dos acontecimentos de 8 de janeiro. A definição será terça-feira (18), e como ele disse: “Então, o Brasil seguirá na mentira”. Segundo disse, o Governo fez uma grande força para evitar a investigação pois seriam descobertas “coisas” que não querem que saibamos.
Lula copia Bolsonaro
Não consigo nem ouvir pequenos trechos da fala do cara que muitos escolheram para seu presidente e o colocaram como também o meu, mas sou obrigado pela minha profissão e porque é o que temos para o momento. Mas agora ainda por cima vai copiar o ex-presidente Bolsonaro fazendo lives semanais. Era só o que me faltava sentar uma hora ouvindo as babaquices do Lula, que é o que tem feito na TV. Falas de babaca!
Parlamento jovem
Muito legal a iniciativa, pois aproxima a criançada e juventude da política. É o momento certo de aprenderem a funcionabilidade dos três poderes, especialmente do Legislativo e Executivo. E de pronto se defrontaram com as polêmicas urnas eletrônicas. Na foto de Gabriel Bremstrop, Sofia Jung Schmitt, de 13 anos, que mora na Linha Nova, votou pela primeira vez na urna eletrônica.

Chimarrão e Atualidades
Convido os leitores do Integração a acompanharem este colunista todos os dias ao vivo, das 7h às 8h, pelo site leifacil.com, ou pela página do Jornal Integração no Facebook, com o programa Chimarrão e Atualidades apresentado junto com Fernando Gusen. Ali a gente opina sobre os mais diversos assuntos da região e do mundo. Esta semana recebemos a visita do pastor Sandro Santos de Moura, brasileiro que mora no Uruguai e que nos acompanha todas as manhãs.
Abordagem
O vereador e presidente da Câmara vem trazendo à tribuna a questão das vendas dos fracionados, pelo modo em que estão sendo abordados os turistas nas calçadas. O fracionado já é uma realidade na região, como em todo o mundo. Logo, questionar o modelo de negócio corre em separado ao modo de abordagem, pois este sim deve ser regulamentado e dosado de acordo com o interesse do município. Se constranger os visitantes estaremos na contramão daquilo que nos propomos. O próprio vendedor estará indo contra aquilo que oferece, lazer, bem estar, uma região segura e tranquila, qualidade de vida. Tudo isso é colocado de lado quando a abordagem é inconveniente e desrespeitosa. Ao que me parece empresas recém chegadas não tem essa noção e precisam se adaptar aos costumes locais. Imediatamente, de preferência.
Reclame aqui
Vejam um dos relatos que chegaram ao colunista: “Venho por meio desta mensagem manifestar minha indignação junto com demais turistas que visitaram Gramado esta semana, pela falta de educação e de respeito dos funcionários que representam a (nome ocultado pela coluna), pela forma antiética de abordarem às pessoas pela calçada da Av. Borges de Medeiros, quase pegando no braço para levarem pra dentro da loja, a ponto de termos de evitar aquela calçada ao longo do dia, e fora isso, caso nós não concordemos em dar atenção à abordarem, agradecermos e saímos andando, somos INSULTADOS. Meu marido foi chamado de ‘macho véio que autoriza a grana’, após sairmos andando. Onde já se viu?! Eu acho isso uma falta de respeito e se fosse minha intenção fazer negócios desse perfil, a (nome ocultado) seria a última empresa que eu procuraria. Sou do Rio de Janeiro, mas se eu não conhecesse Gramado também não voltaria. Fiz essa pontuação em todos os sites de feedback de viagem que pude, e mencionei com vários outros turistas no hotel e nos restaurantes que essa reclamação foi pontuada. Conselho de amigo: revejam a atuação desses profissionais marqueteiros de vocês!”. Ao que deu para perceber é um desses últimos empreendimentos que está sendo comercializado por uma empresa recém chegada e que certamente não orientou seu pessoal de acordo com os nossos costumes (e leis).
O Voto de Minerva
Retomamos as entrevistas com vereadores de Gramado e Canela de modo ao vivo pelas nossas redes sociais. Iniciamos o ano aqui no Integração bastante ocupados, além do normal, em razão do evento de 20 anos, mas agora já podemos retomar os projetos intervalados pelo recesso das câmaras. Nos próximos dias também retomaremos o Máquina Pública entrevistando os secretários municipais, prefeitos e vices.
A importância na Família
Misael Tiago da Silva Franco ocupou a Tribuna do Povo na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 10, para falar sobre a importância da família para a construção de uma sociedade com base sólida. “Família é a base, isso vai muito além de um bordão muito utilizado, ela é o princípio básico da sustentação da dignidade humana, sendo formadora de valores morais como respeito, honestidade entre outros, que refletem na sociedade sendo referência para o desenvolvimento de qualquer país”, destacou o morador de Gramado.
Misael também citou os últimos acontecimentos em ambiente escolar, que viraram notícia em todo país, causando medo e preocupação. Pediu ao poder público que trate o assunto sobre segurança nas escolas como prioridade, colocando guardas armados e catracas com detectores de metais nos educandários do município. Também solicitou às autoridades, professores e pais para que façam uma autocrítica, para onde estão os erros cometidos para que possam ser corrigidos e frisou o papel dos vereadores como fiscalizadores das leis (texto da assessoria da Câmara).
“Empoderada é a minha mãe”
Teve quem segurou o folego quando Misael entrou no tema “empoderada é a minha mãe que criou seis filhos”. A mãe do vereador Neri criou 10, a minha 9 e assim vamos, e claro, não há nada que empodera mais uma mulher do que gerar um filho. Mass, incrivelmente tem muitos assuntos que a gente tem que fingir que não viu…

Moradia popular
A Câmara de Vereadores de Gramado, por meio da Comissão de Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social, também conhecida como Comissão de Mérito, realizou terça-feira (11), uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 012/2023 – que altera dispositivos da Lei nº 3.984, de 29 de novembro de 2021, e regulamenta a análise do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) em Gramado.
O encontro foi conduzido pelo presidente da Comissão, vereador Professor Daniel (PT), e pelo secretário municipal de Planejamento, Rafael Bazzan. Os vereadores que compõem a Comissão, Neri da Farmácia (PP) e Rodrigo Paim (MDB), também integraram a Mesa de discussões.
Na presença também dos demais parlamentares, o principal ponto da lei que esteve em pauta durante a audiência foi a questão da moradia popular, pontuada na Lei Complementar do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) vigente.
De acordo com a proposição, empreendimentos que se enquadrarem a determinadas proporções deverão destinar contrapartidas voltadas à moradia popular e/ou de interesse social. No caso de atividades inferiores a 4.000 m² (e quando não se enquadram no inciso II do artigo 2º), haverão contrapartidas que serão destinadas exclusivamente para investimentos voltados à habitação social e suas infraestruturas. Acima disso, de acordo com o PLO, as medidas compensatórias deverão ter 10% do valor destinado para esta finalidade.
Uma nova reunião entre Executivo e Legislativo deve ser agendada nos próximos dias na Câmara para discutir alguns ajustes no projeto. A audiência pública completa está disponível no Facebook e canal do Youtube da Câmara (texto assessoria da Câmara).
Exonerado
O vereador Cícero Altreiter comentou na sessão de segunda-feira que estranha a exoneração do servidor da Secretaria de Meio Ambiente, Paulo Roberto, justamente o que deu os laudos sobre o lago que foi aterrado lá no estacionamento do Expogramado. Cícero disse que pediria esclarecimentos à respeito. A coluna conversou com a secretária Cristiane Bandeira, que confirmou a exoneração. Ela justificou: “foi exonerado devido as mudanças estruturais e operacionais que estou realizando na Secretaria”. E afirmou que não tem nada a ver com tal laudo.
A cara do PP
Por alguma razão, a ser esclarecida oportunamente para que o colunista não morra de curiosidade, o vereador e presidente do MDB, Cícero Altreiter, disse na sessão de segunda-feira que, na sua visão, o vereador Joel da Silva Reis é o legítimo representante do PP. “Ninguém representa melhor o PP do que ele”, disse. Cícero obteve uma resposta do setor de comunicação que não gostou. Ele queria saber onde e como foi investido o valor da publicidade da prefeitura em 2022 e recebeu como resposta o link do Portal da Transparência. Em razão disso, prometeu fazer uma fiscalização lá na assessoria, ficando a sua fala daquele momento como aviso prévio. La em Canela a assessoria respondeu pedido semelhante com um montante de impressos que pesam aproximadamente três quilos, 212 folhas A4.


Saneamento
Seguem os problemas de esgoto aparecendo subitamente a céu aberto no Centro de Gramado. Isso que o ano nem começou ainda. E não tem nada garantido até o momento. No acordo entre Prefeitura e Corsan, que se transfere ao novo dono da autarquia, está previsto alto investimentos em tratamentos, mais de duzentos milhões. Mas, nem a privatização da Corsan está garantida até o momento por recursos judiciais e o Governo Federal já mexeu no Marco Legal do Saneamento. Vai frouxar o prazo que era 2033 para tratar 90% do esgoto no Brasil e mudou a fórmula de terceirização, impactando negativamente no interesse dos empresários em assumir tais serviços municípios afora. A petezada quer ficar com isso para fazer os seus rolos, ainda que a população que vota em maior número neles, seja a diretamente afetada.