GRAMADO – Em uma reunião que durou mais de duas horas e meia, ontem à tarde, entre o Conselho e a Diretoria Executiva da Gramadotur, o prefeito Fedoca, vereadores e entidades empresariais, como o SindTur, ficou definido por unanimidade entre os participantes que não haverá os tradicionais espetáculos do Natal Luz deste ano, aqueles com venda de ingressos e que geram aglomeração de pessoas.
Em contrapartida, a Gramadotur promete fazer uma das mais lindas decorações que o evento já teve em toda sua história de 34 anos, esta será a 35ª edição. “Será uma decoração plena e memorável”, garante o diretor presidente da autarquia, Rafael Carniel Almeida. “Faremos tudo o que a responsabilidade nos permitir, sem nenhum risco ao que é mais importante neste momento, a vida das pessoas que vêm nos visitar. A maior luz que tem que brilhar é a vida das pessoas que vem nos visitar”, comenta Almeida.
As datas de início e término ficam mantidas: 22 de outubro e 30 de janeiro. Segundo o presidente, a empresa contratada para montar a decoração garante que no dia 22 de outubro Gramado estará brilhando, com a decoração completa. Até porque, conforme uma pesquisa que a autarquia fez, com participação de 3.500 pessoas, 68% responderam que Gramado é suficiente por si só para ser visitada no Natal, com a devida decoração, mesmo que sem os espetáculos.
Rafael Carniel Almeida lamentou a decisão que teve de ser tomada, reconhecendo a importância destes espetáculos até mesmo para as finanças da própria autarquia. Ele esclareceu que todos os esforços foram feitos nos últimos dias no sentido de possibilitá-los, mas nem o Estado ofereceu um protocolo que viabilizasse as licitações, cujos prazos já se esgotavam. “Nos últimos meses a diretoria executiva simulou cenários com técnicos de todas as áreas, tentando viabilizar de forma segura, mas deu nisso. A missão da Gramadotur é fomentar o turismo e a cultura, então ela tem coração de artista, então dói, mas diante de todo o risco, cujo erro seria a vida das pessoas que nos visitam a decisão com certeza é acertada”, comentou.
Em relação a ingressos, Almeida esclareceu que a autarquia ainda não havia feito vendas. Sobre os patrocinadores acredita que encontrará uma aceitação pela decisão, pois as marcas também não querem colocar seus nomes em eventos que gerem risco à vida, mas ainda falta conversar com alguns, eis que a decisão é recente, de ontem à tarde. Almeida comentou ao Integração a importância da união da comunidade em fazer ainda melhor a sua parte este ano, decorando as residências e empresas para encantar o turista. “O Natal Luz não é um dos maiores eventos natalinos do mundo por acaso, mas pela comunidade que o fez ao longo destes anos todos e é hora de garantir isso, passando uma bela mensagem aos nosso visitantes”, comentou.
O presidente do Conselho de Administração da Gramadotur, Jorge Maldaner, também falou ao Integração da sua preocupação com o impacto econômico de uma decisão dessas. Mas também para ele é hora de garantir ao visitante um ambiente seguro, livre e agradável e que deixe muito clara a sua preferência pela vida. “O sentimento é de uma decisão difícil que a Gramadotur teve que tomar, mas necessária no momento em que nossa preocupação é com uma cidade segura e responsável. Somos sensíveis ao momento que o país e o mundo vivem e não seria diferente com Gramado. Precisamos agora focar na decoração da cidade e oferecer aos nossos visitantes um destino agradável e seguro, sendo responsável com os visitantes e com os empreendedores de Gramado”, declarou.
Em relação ao Sonho de Natal de Canela, a princípio, conforme falou ao Integração o secretário de Turismo, Ângelo Sanches, nada muda. Toda a programação está mantida e o lançamento oficial do evento está marcado para a próxima quarta-feira (2), de forma virtual. “Vai ter Papai Noel descendo todas as noites da Catedral”, garantiu. Veja mais detalhes na página 4.