InícioSaúdeGramado e CanelaMovimento 'Viver sem Saber' busca informar população sobre a doença de Alzheimer

Movimento ‘Viver sem Saber’ busca informar população sobre a doença de Alzheimer

Tempo de leitura: < 1 minuto

REGIÃO – O dia 21 de setembro é especialmente lembrado para conscientizar a população sobre o Alzheimer, doença caracterizada, principalmente, pela perda de memória e que afeta, de forma mais corriqueira, idosos acima dos 60 anos. Na segunda (21), artistas realizaram um experimento social reproduzindo, na Estação Campos de Canella, os sintomas apresentados por pessoas que possuem a doença abordando turistas e moradores. A ação têm por objetivo informar e colher como às pessoas reagiriam a situação.

Mariela Sorgetz, autora do livro ‘Viver sem Saber – Relatos de amor, dor e humor sobre a doença de Alzheimer’ e idealizadora do projeto que carrega o mesmo nome, concedeu entrevista à Rádio Integração Digital, na manhã de quarta-feira (22), e falou sobre a importância da data, destacou a realização da ação e revelou a inspiração para compartilhar a história da mãe contada no livro de sua autoria.

Leonardo Santos/JIH – Mariela Sorgetz esteve no estúdio da Rádio Integração

“Este dia mobiliza comunidades trazendo recados e noções de conscientização e conhecimento sobre a doença. Em Canela, fizemos um pedido para a Prefeitura instituir o Dia Municipal de Conscientização Sobre a Doença de Alzheimer. Foi instituído pelo Constantino e realizado ontem (segunda, 21). É o primeiro que está acontecendo. É um decreto, então, em todos os anos, nós vamos ter ações no dia 21 de setembro. Queremos, com o movimento, trazer conhecimento, transparência e um pouco mais de entendimento dos primeiros sintomas que aparecem com a doença de Alzheimer. O que a gente fez ontem foi um trabalho de dramatização com os atores da companhia D´arte e Lisiane Berti. Simulamos uma pessoa desorientada, pedindo ajuda, dizendo que estava perdida, que não sabia a rua onde estava. Este ator abordava as pessoas para ver quais seriam as reações. Foram muito bacanas estas reações. As pessoas se preocupavam e queriam entender o que o ‘portador’ estava sentindo”, destacou ela.

Conforme o avanço da conversa, o abordado recebia um card, era informado que estava participando de um experimento referente ao Setembro Roxo ou Semana do Alzheimer e o ator se revelava saudável, destacando que aquele comportamento é de uma pessoa que possui os primeiros sintomas da doença.”Marcamos o dia com uma ação que precisa envolver a comunidade desta forma. No sentido de fornecer para as pessoas quais são os primeiros sintomas, a desorientação e a falta de noção do espaço físico são dois deles. Usar a tua experiência pessoal para ajudar outros seres humanos, talvez, seja rico no sentido de poder partilhar isto e, às vezes, o compartilhar tem de vir com dor, precisa haver um pouco de sofrimento, abstinência e resiliência para entender os processos e, a partir dali, eu conseguir ajudar as outras pessoas. Esse é o movimento ‘Viver sem Saber’: ajudar outras famílias a entender o processo da doença de Alzheimer”, expressou.

De acordo com Mariela, a maioria dos abordados eram turistas que, após a revelação da iniciativa, fizeram elogios ao projeto. “É um lugar de muita circulação de visitantes (a Estação Campos de Canella). O turista foi muito acolhedor parabenizando a cidade pela ação e trazendo informações e histórias de suas famílias e conhecidos que também tem a doença. Tem muita verdade na situação das famílias em relação aos sintomas apresentados pelos atores. Fomos muito bem acolhidos, tantos pelos visitantes como por alguns gramadenses e canelenses que circulavam por ali”, sublinhou.

‘Viver sem Saber’ – Relatos de amor, dor e humor sobre a doença de Alzheimer

O livro revela a história de dona Aninha, mãe de Mariela, ex-professora e cidadã ativa na comunidade gramadense e na igreja, que convive com a doença há oito anos. Dona Aninha era voluntariosa e participou da reformulação carismática da Igreja Católica, além de ser uma mãe, vô e esposa muito presente, até ser acometida pela doença aos 76 anos.

Segundo Mariela, a ideia de escrever o livro foi maturada durante cinco anos para ser uma forma leve de transmitir uma história com nuance de tristeza. “É preciso fazer o processo de aceitação dessa dor. Eu comecei a enxergar, nas diversas conversas que eu tinha, que os sintomas e as similaridades de situações eram muito parecidos em qualquer família. A gente precisa dividir isso para que mais famílias se apropriem desse tema”, reiterou.

A venda dos exemplares está sendo realizada no Bazar Línder, em Canela, na Livraria Mania de Ler, em Gramado e no site viversemsaber.com.br. Os valores arrecadados com as vendas dos livros serão repassados para razões sociais voltadas aos cuidados com o Alzheimer.

Semana de Conscientização

Em Gramado, na próxima segunda (27), começa a Semana da Conscientização da Doença de Azheimer. A festividade foi instituída por meio do Projeto de Lei Legislativo 8/2021, aprovada por unanimidade na sessão ordinária, realizada na Câmara de Vereadores, na segunda (6). “Foi muito importante a receptividade do vereador Ike Koetz, (autor do projeto) e do plenário da Câmara. O Ike fez um pedido por meio do nosso movimento para que fosse instituído em Gramado essa semana informativa. Eu estou muito feliz de poder anunciar que a partir do dia 27 de setembro até 1º de outubro vamos ter uma extensa programação de conscientização sobre o Alzheimer”, revelou Mariela. As palestras serão realizadas, a partir de terça (28), de forma híbrida, com transmissões por meio das redes da Prefeitura e público presencial limitado no Centro Municipal de Saúde, às 14h.

A abertura será realizada na Câmara de Vereadores, no dia 28.

Semana do Idoso

A Semana do Idoso, em Canela, que ocorre entre 1º e 9 de outubro, também receberá duas palestras informativas, por meio do Viver sem Saber, sobre a prevenção do Alzheimer.

A entrevista pode ser conferida por meio da página do Jornal Integração no Facebook ou no site leiafacil.com.br na aba Podcasts.

Conteúdo relacionado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido