CANELA – O Tri Hotel Canela foi eleito o mais lembrado. A pesquisa coordenada pelo Jornal Integração (Troféu Seleção JI) contabilizou 52% dos votos à unidade da Tri Hotéis. O reconhecimento local coroa a fusão entre o prestígio da unidade, o modelo de negócio único e o foco na humanização. A conquista inédita vai além do mérito individual e evidencia a essência da rede hoteleira gaúcha de forma macro.
Para o fundador e CEO da Tri Hotéis, Rodrigo Prockt, o resultado surpreende. “Recebemos esse contato e foi uma surpresa, já que não somos patrocinadores de nenhum modo. Foi de forma orgânica mesmo. Ficamos felizes, surpresos e contentes também, principalmente por entrar em um endereço onde desde a marca original do hotel, as duas bandeiras que operaram não tiveram o sucesso que a Tri teve nesse endereço”.
Antes de fundar a Tri Hotéis, Prockt trabalhou como estagiário na unidade onde hoje opera o Tri Hotel Canela. “É muito gratificante em virtude disso. Desde a marca conceituada que tinha a 20 anos a qual fui estagiário lá e posteriormente estar com nossa bandeira, receber essa premiação é muito importante”.
Humanização é a alma do negócio
O modelo de negócio aplicado pela Tri é único e garante uma via de mão dupla satisfatória em todos os segmentos. O arrendamento dos hotéis ocorre com base no modelo de renda fixa, mas inclui a preservação patrimonial. A gestão minuciosa reduz o custo operacional sem interferir na qualidade. Essa redução é repassada ao hóspede por meio de tarifas com melhor custo-benefício.
Esse formato atrai novos viajantes, seja para a hospedagem corporativa ou turística. As tarifas reduzidas e equilíbrio entre custo-benefício permite que o roteiro seja melhor aproveitado, tanto para ampliar visitas de negócios quanto desfrutar de atrativos da cidade ou, até mesmo os serviços dos hotéis. A aposta em hotelaria democrática é uma característica que explica a expansão da rede.
Com a essência: “hotelaria feita de pessoas para pessoas”, a Tri zela pela humanização dos processos e foco no acolhimento. “Trabalhando na recepção dos hotéis, percebi que as pessoas gostam do tratamento humanizado. Todo mundo tem aquele primo rico que é mais enfadado e que não recebe bem. E tem aquele parente mais humilde que te recebe com café, de forma simples mas com acolhimento. Acreditamos que hotelaria é isso, é acolhimento. Estrutura o dinheiro compra, mas acolhimento deve ser essência”.
Apesar das tendências, a rede se mantém resistente a processos de automatização que conflitem com a essência humanizada. Hoje a Central de Reservas funciona 24 horas com equipe capacitada que faz atendimento via whatsapp e pelo telefone 0800 644 7077.
A Tri Hotéis foi fundada em 2007 e hoje conta com 20 hotéis no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O período pós pandemia tem sido próspero para a rede. Recentemente inaugurou o Tri Hotel Executive Lajeado, no Vale do Taquari.
História e hotelaria afetiva
O Tri Hotel Canela está situado na Rua José Pedro Piva, 220, na Vila Suzana. A unidade dispõe de 174 apartamentos divididos nas categorias standard, luxo e suíte. A infraestrutura completa conta também com quartos adaptados para cadeirantes e amplas salas para eventos.
Além da paisagem natural em meio a 5 hectares de mata nativa, os hóspedes podem desfrutar de piscina aquecida, academia, trilha no bosque, cancha de bocha, campo de futebol sete, playground e o Castelo Encantado que é um grande atrativo para as crianças.
Com 30 anos de experiência em hotelaria, Vania Rigoni assumiu a gerencia do Tri Hotel Canela em novembro de 2021. Esse é o maior hotel de sua carreira. “É a primeira vez que trabalho em hotel de rede. Sempre trabalhei em hotéis particulares, de família. O que me trouxe para a rede Tri é que a rede não trabalha como Rede. Ela trabalha como se fosse um hotel de família, mas sendo uma rede”.
No final do ano, o hotel completa 34 anos de história que atinge diversos públicos, em distintas gerações. Há relatos na recepção de famílias que frequentavam o hotel nos primórdios. Hoje, as famílias retornam pelo carinho com o hotel e apesar de não encontrarem o mesmo glamour, se sentem acolhidas. Existe outro grupo de hóspedes que conhecem a unidade por meio de grupos, fazendo do Tri Hotel Canela uma unidade democrática. “O incrível é que conseguimos satisfazer os dois níveis de pessoas”.
Dedicação que exala
Vania atribui o reconhecimento do Tri Hotel Canela ao comprometimento que é transmitido para toda equipe. “Esse espaço me deixa muito feliz. Vir trabalhar aqui é um diferencial. Quando você chega aqui é tão impressionante. Esse hotel tem uma história linda e isso me motiva muito. É amor que eu tenho por isso aqui. Acho que é amor o que sinto por isso aqui. A forma como me entrego por esse hotel. As vezes me esqueço que não sou a proprietária”, revela.
O empenho e dedicação é visível em cada detalhe na recepção, sala de estar, corredores e pelo aconchegante restaurante. O Tri Hotel Canela apresenta muito mais que uma infraestrutura, mas uma segunda casa para todos os hóspedes.

Parabéns ao Rodrigo e a sua equipe! Nosso desejo é de SUCESSO!
Que a premiação se repita nós próximos anos!