Nicolas Felippetti
REGIÃO – Primeiro suplente do PP, atua desde o início da legislatura na Câmara de Gramado e deve deixar a cadeira para o titular Rafael Ronsoni que se licencia nesta sexta-feira, mas tira 30 dias de férias antes de assumir. Como líder e defensor do Governo, destaca que seu principal desgaste foi aprovar criação de novas vagas para CC’s na Prefeitura de Gramado.
Em entrevista para o programa Raio-X nas Eleições Municipais de 2024, Neri destacou sua preferência por evitar criar expectativas excessivas, enfatizando a importância de deixar que as coisas aconteçam no tempo certo, através do trabalho árduo e projetos concretos. Ao falar sobre seus 4 primeiros anos na política gramadense, Neri destacou: “Primeiramente, minha chegada à política foi um grande aprendizado. Eu aproveito todas as oportunidades. Eu não costumo criar muita expectativa na minha vida em relação ao futuro, eu sei que as coisas têm que vir através do trabalho, dos projetos que tu tens na vida, mas nada de atropelo, as coisas têm que acontecer ao seu tempo. Porque isso para mim acaba criando desgaste, então a gente acaba aprendendo que se cria muita expectativa, as coisas acabam não acontecendo e acabam se frustrando”, destacou o líder de governo.
Com uma trajetória marcada pela simplicidade de suas origens, Neri da Farmácia é filho de agricultores e teve que deixar sua cidade natal para buscar educação e oportunidades. Sua experiência na área agropecuária e sua atuação em uma farmácia o aproximaram das necessidades da comunidade, moldando sua abordagem política centrada no diálogo e na busca por soluções práticas.
Neri ainda fala sobre o PP ser minoria na Câmara apesar de ter a maior bancada, “dentro da questão da discussão de projetos foi muito bacana, de muito aprendizado. Porque nós estamos com minoria na Câmara, somos a maioria em bancada, mas houve a união entre partidos que ficaram com 5. Neri ainda cita “muitas situações tu não tem como afastar, a maneira é a mesma de administrar o setor público e o privado”, Neri ainda dá o exemplo da família “não dá para tu ganhar 10 e gastar 15, então o que precisa fazer é enxugar gasto.”
Neri destaca que é preciso investir e entregar resultados para a comunidade, que essa é a essência da gestão. E fala que o setor público precisa analisar onde é preciso investir, seja na educação, segurança, saúde ou na infraestrutura, na mobilidade urbana, no saneamento básico e para isso é preciso ouvir a comunidade. Neri ainda destaca: “O grande desafio na gestão foi a questão dos cargos, então como líder de governo também, nós tivemos aprovação de 60 cargos de CC, 38 cargos tinham sido retirados pelo antigo governo. Então isso ficou muito em debate na Câmara de Vereadores, o ex-prefeito Fedoca excluiu 38 cargos na gestão dele. Com um orçamento que em 2021 pegamos o município com R$ 250 milhões, e hoje estamos trabalhando com orçamento de mais de 500 milhões, com expectativa de superávit de arrecadação, então para isso é preciso ter pessoas para trabalhar, então foi necessário a colocação novamente desses cargos para repor esses cargos que foram extintos e mais alguns importantes que foram elencados pelos secretários, isso é importante colocar que não foi nem uma exigência do prefeito. Os secretários que chegaram e falaram que precisavam de mais um engenheiro, o secretário de saúde precisava de mais um jurídico, porque todas as demandas das compras emergenciais e judiciais de medicamentos que eram do Ministério Público foram transferidas para a Secretaria da Saúde, esse é todo um processo que foi gerado para atender todas as famílias que não têm dinheiro para comprar seu medicamento.”
Neri destaca sobre a moradia popular na cidade, que é algo muito comentado entre a comunidade, e diz que não é fácil fazer um projeto para isso. Neri destaca sobre o Plano Diretor e diz “Foi uma grande conquista e nos deixa muito orgulhosos, me deixa muito orgulhoso de ter participado desse momento do município, que foi a discussão do plano diretor. A gente teve vários momentos, acho que foi o projeto mais discutido, mais democrático da história de Gramado. A gente conseguiu ouvir praticamente todos os segmentos da comunidade. A gente ouviu muito, incansavelmente, foram dois planos diretores de Gramado, que são o da área urbana e rural, ali a gente definiu o futuro de Gramado para os próximos 40 anos.” E destaca que o plano não é perfeito, que tem ajustes a se fazer, mas destaca ter trabalhado e que foi de grande aprendizado ter trabalhado nesse plano. Neri ainda destaca que uma das grandes conquistas foi criar um fundo para a habitação popular.
Ao abordar questões como a reposição de cargos na administração pública e a elaboração do Plano Diretor de Gramado, Neri enfatiza a importância de ouvir as demandas da população e agir com responsabilidade na gestão dos recursos públicos.
Além disso, Neri destaca sua atuação na criação da Comissão da Pessoa com Deficiência na Câmara de Vereadores como uma das principais bandeiras de seu mandato, demonstrando seu compromisso com a inclusão e acessibilidade para todos os cidadãos de Gramado.
Confira abaixo a entrevista completa. Para acompanhar no celular basta clicar em OUVIR NO NAVEGADOR
Confira abaixo a entrevista completa na página do YouTube do Jornal Integração