CANELA – Na tarde desta segunda-feira (20) representantes da Feira Ecológica e Cultural (Feirinha), Amigos do Parque do Palácio e membros da sociedade local, estiveram em Porto Alegre onde participaram de uma reunião com o governador Eduardo Leite.
A pauta do encontro, que teve também a participação do vice-prefeito Gilberto Cézar, foi a obrigação por parte da Prefeitura de Canela de construir um Centro de Eventos no Parque do Palácio até o final de 2025, e caso não ocorra o município corre o risco de perder o local e este voltar a ser do Governo do Estado.
Representante da Feirinha, Pedro Campos relatou que Leite enfatizou que as exigências de contra partida, foram reivindicadas pela Prefeitura de Canela.
Campos relatou ainda, que Leite foi enfático durante a reunião que não pretende privatizar ou vender o parque, caso retorne sob responsabilidade do Governo do Estado.
“O governador deixou claro para nós que visiona um parque público e é simpático ao projeto apresentado pelos Amigos do Parque do Palácio. Mas que entende que o destino do parque deve ser pautado de forma democrática pela comunidade de Canela e que pode estudar direcionamento de recursos do Estado para o Parque do Palácio.
Pedro Campos pontuou ainda que Eduardo Leite manifestou que não tem objeção a alteração da contrapartida (para um parque) caso seja solicitado pelo município.
“Aos seus assessores ele pediu para estudar se poderia ser pleiteada retomada antecipada pelo Estado e de um mecanismo necessário para alteração da contrapartida“, contou.
Ministério Público – Outra novidade na tarde desta segunda-feira (20) foi a manifestação do Ministério Público. No documento assinado pela promotora Natália Cagliari, recomenda que a Prefeitura de Canela retire a proposta relacionado ao Centro de Feiras e que a Administração Municipal se manifeste em um prazo de cinco dias.
O MP também fez menção a Câmara de Vereadores. Neste caso, recomenda ao Legislativo que não seja votado devido a complexidade do projeto e solicitou que a Casa solicite mais informações da Prefeitura de Canela.
Matéria em atualização.
Foto: Feira Ecológica e Cultural/Divulgação