REGIÃO – O senador Lasier Martins (Podemos-RS) defende a votação urgente do seu projeto de lei que socorre financeiramente empresas do negócio turístico, um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. Apresentado em maio, o PL 2.868/2020 prioriza as agências de turismo e lazer, os hotéis e os parques na destinação de linhas de crédito com recursos da União.
“Os prejuízos do segmento são enormes e, por isso, a ajuda com linhas de crédito federal e juros subsidiados é necessária. As empresas precisam ter condições para resistir, minimizar prejuízos, manter empregos e ganhar fôlego até que passe a pandemia”, disse Lasier. O senador ressaltou a importância da proposta para municípios cujas economias dependem do turismo, como a região da Serra Gaúcha.
Ele ressaltou que municípios como Gramado e Canela editaram decretos permitindo a reabertura gradual de hotéis, parques e museus, com série de exigências, como a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial de todas as pessoas que ingressarem em espaços públicos e no comércio. Essa volta com cuidados especiais já faz parte do “novo normal” da região.