REGIÃO – À exemplo de outros locais do país, as cidades que compõem a nossa região estão iniciando uma conversação com a meta de criar o Parlamento Regional das Hortênsias. A intenção, ainda embrionária, é unir as Câmaras de Vereadores de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Picada Café e São Francisco de Paula, e talvez outras vizinhas, para dar mais força e peso na busca por soluções que possuem viés regional.
Por ocasião do 1º Congresso Nacional de Vereadores e Assessores, que será realizado pelo Integração Multicomunicações em outubro deste ano em Gramado, os vereadores presidentes dos Legislativos de Canela e Gramado, Jefferson de Oliveira (MDB) e Celso Fioreze (PSDB), acompanhados pela vereadora Carla Reis (MDB) e o procurador da Câmara canelense, Fabiano Faes, aproveitaram um encontro na manhã desta terça-feira (1º), para alinhar os primeiros passos no sentido de concretizar o Parlamento Regional das Hortênsias.
“Existem muitas demandas que podemos somar forças e trabalhar juntos, especialmente em questões como saúde, educação, infraestrutura e outras áreas. Por exemplo, na área da educação, Gramado está tentando viabilizar um Instituto Federal para promover educação profissional, e este é um projeto que vai beneficiar toda a nossa região, é de interesse comum”, enfatiza Fioreze.
“Temos muitas demandas que são mais fáceis de serem resolvidas se existir integração com as cidades vizinhas. Um exemplo disso é a Lei da Publicidade, Gramado fez a sua e em seguida Canela também fez, porque não elaborar algo em conjunto? Com cada uma preservando as suas características, mas em grande parte com os mesmos critérios”, acrescentou Jefferson.
Outro exemplo trazido por Fioreze é a legislação que busca proibir a distribuição de sacolas plásticas nos estabelecimentos comerciais de Gramado. Ele citou o exemplo do Supermercado Rissul, que atua em pelo menos três cidades da região. Se a lei for aprovada, o Rissul de Gramado terá que se enquadrar, e o de Canela, aqui ao Lado? É algo que podemos pensar conjuntamente”, observou.