InícioNotíciasEducaçãoInstituto Federal: Os caminhos percorridos, cursos e a área onde deve ser...

Instituto Federal: Os caminhos percorridos, cursos e a área onde deve ser construído

Tempo de leitura: < 1 minuto

Nicolas Felippetti

[email protected]

GRAMADO – Um sonho antigo da comunidade gramadense está próximo de se tornar realidade. O município foi contemplado na terça-feira (12), com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS), anunciado em cerimônia que teve a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação Camilo Santana. O prefeito Nestor Tissot e o secretário de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, Ike Koetz, estiveram em Brasília para o anúncio. Foram 100 novos institutos em todo o país, sendo cinco para o Rio Grande do Sul.

A ideia para implantar o IFRS começou há dois anos com uma preocupação do município com a evasão escolar observada nos educandários de ensino médio. Na ocasião, a então diretora da Escola do Legislativo, Juliana Sehn, ao perceber que muitos alunos abandonavam os estudos para ingressar precocemente no mercado de trabalho, decidiu agir e buscar soluções para esse desafio. Foi assim que surgiu a ideia de trazer um instituto federal para Gramado.

Juliana foi quem executou a parte inicial da elaboração do projeto, reunindo dados e indicadores municipais para justificar as necessidades e viabilidades do Instituto Federal na região. Com um trabalho árduo e minucioso, ela articulou parcerias entre o legislativo e o executivo, envolvendo toda a comunidade no processo. Realizando inclusive reuniões, com a presença do Pró-reitor do IF no RS, Amilton Figueiredo, e representantes do Instituto Federal, até viagens a Bento Gonçalves para apresentar o projeto.

Gramado assinou no dia 10 de maio de 2023 uma carta de apoio institucional para a implementação do IF no município, contendo as assinaturas do presidente do Legislativo na época, Celso Fioreze (PSDB), e do então prefeito em exercício, Luia Barbacovi.

Além disso, foram realizadas viagens até a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e Brasília para pedir apoio para a implementação do Instituto no município. Até que, na terça-feira (12), Gramado foi finalmente escolhida entre 100 cidades do país para receber o Instituto Federal.

CURSOS – A iniciativa, segundo Juliana, promete “revolucionar o cenário educacional da região, com expectativas altas para a implementação deste novo centro de ensino, que visa oferecer oportunidades de formação técnica e tecnológica de alta qualidade para os jovens da cidade e arredores”. Com duas propostas em análise e avaliação pelo Ministério da Educação (MEC), o projeto contemplará inicialmente o ensino médio técnico, proporcionando uma formação profissionalizante para os estudantes locais. Posteriormente, a expansão para cursos superiores está prevista, atendendo às demandas por qualificação em diversas áreas.

O foco na vocação local é uma das principais diretrizes do projeto, conforme destacado pelo secretário, Ike Koetz. “Quanto aos cursos, também vamos realizar pesquisas. A ideia é que se realizem também audiências públicas. E a característica dos cursos é sempre na vocação das cidades. Ou seja, temos uma visão muito do turismo, então aqui para o município vamos trabalhar nesse vetor de turismo. E pensando já na diversificação da nossa matriz econômica, a tecnologia será muito incentivada nesse Instituto. É fundamental que parte disso possa estar desenvolvendo a economia criativa do município. Podemos também falar de cursos de áudio e vídeo, que são superimportantes, afinal, nós somos a terra do cinema também”, enfatizou o secretário de Inovação.

Área para instalação do Instituto Federal

Embora os detalhes sobre os locais ainda não tenham sido divulgados, a área destinada ao campus deverá abranger entre 2 e 3 hectares, com a doação do terreno pela Prefeitura de Gramado à União. O processo de implantação está em fase de definição de prazos, com previsão de início das obras para o próximo ano, após as devidas autorizações e licenças. Apesar de não haver uma confirmação do local, de acordo com a apuração feita pela equipe do Jornal Integração, a previsão para abrigar o campus do Instituto Federal em Gramado está situada no interior do município, especificamente no Carahá, na Estrada Professora Elvira Apolo Benetti. Local que anteriormente abrigava a fábrica da Difrizon Imóveis. Outro local estudado é uma área localizada no Mato Queimado.

A reação da comunidade frente à notícia foi de entusiasmo e otimismo, refletindo a urgente necessidade de qualificação profissional na região. Com uma média de matrículas no ensino médio profissionalizante significativamente inferior aos padrões internacionais, a chegada do Instituto Federal representa um importante passo para a valorização e aproveitamento do potencial dos jovens gramadenses.

Apesar dos desafios que se apresentam, o compromisso com a construção de um futuro mais próspero e qualificado para a juventude local permanece firme, afirmou Ike. “Temos um longo caminho pela frente, mas não podemos esmorecer jamais!”, exaltou.

“Com o apoio da comunidade e a disposição para o trabalho conjunto, o Instituto Federal de Gramado está pronto para escrever uma nova história de sucesso na educação da região. Agora, com a confirmação da implantação do Instituto Federal na cidade, não apenas a realização de um sonho, mas também o reconhecimento do trabalho árduo de tantos envolvidos nesse processo”, finalizou a professora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido