REGIÃO – Foi aprovado recentemente pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), ampliação do acesso à Tarifa Social de Água e Esgoto. A medida será válida, a partir de 1º agosto.
O benefício consiste em desconto de 50% sobre a tarifa de água e esgoto para consumo de até 15 metros cúbicos mensais por imóvel. A elegibilidade contempla famílias inscritas no CadÚnico com renda per capita de até meio salário-mínimo, R$ 810,50, por pessoa, sendo o benefício destinado a um único imóvel residencial por CPF.
A implementação da nova política seguirá o cronograma regulatório definido pela Agergs. Nesse contexto, o órgão homologou um ajuste de 5,76% nas tarifas de água e esgoto, aplicado de forma geral aos consumidores para viabilizar a ampliação da política pública de inclusão social prevista em lei.
Em Canela, cerca de 2,2 mil residências de baixa renda poderão se beneficiar com o desconto de 50% nas contas de água e esgoto. A novidade foi informada pela companhia à Prefeitura de Canela no final da semana passada, após as agências reguladoras terem regulamentado o serviço. “Esse benefício fará muita diferença na vida dessas famílias, pois a redução nas contas de água é significativa, e os valores poderão ser empregados em outras áreas prioritárias para elas, como saúde e educação. Fico muito feliz de trazer essa notícia para a nossa comunidade”, destacou.
De acordo com a Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação, no município, aproximadamente 5,8 mil famílias atualizaram a inscrição no CADÚnico nos últimos 2 anos, e poderão acessar a tarifa social de forma automática, sem necessidade de novo cadastro.
Já em Gramado, segundo o secretário de Assistência Social Ilton Gomes, ainda não é preciso identificar quantos serão beneficiados, pois ainda existe um prazo para a norma entrar em vigência e depende da adesão das pessoas. Os dados ainda estão sendo contabilizados. Para mais informações, os clientes podem utilizar os canais de relacionamento da Corsan: app Corsan, Agência Virtual (cliente.corsan.com.br), WhatsApp e ligação gratuita pelo 0800 646 6444 ou videochamadas (corsan.com.br) ou procurar uma das agências em Canela e Gramado.
ENDEREÇOS
Aegea/Corsan Gramado – Rua São Pedro, 501/sala 102.
Aegea/Corsan Canela – Rua Baden Powel, 220/sala 202.









