Horário
Votação ocorre domingo (30) das 8h às 17h.
O que pode
Manifestar sua opinião político-ideológica de forma individual e silenciosa. Ou seja, é permitido o uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas.
Levar uma colinha com os números dos candidatos que você escolheu.
Até as 22h do dia anterior (29 de outubro), a distribuição de material gráfico, caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos.
Votar sem o título de eleitor desde que leve algum outro documento com foto (identidade, CNH, certificado de reservista, carteira de trabalho e passaporte).
O que não pode
Promover ou participar de aglomerações no dia das eleições.
Levar para a cabine de votação celular ou outros equipamentos de telecomunicação, nem câmera fotográfica, filmadoras ou qualquer outro objeto que possa comprometer o sigilo do voto.
No dia da eleição abordar, perseguir ou tentar persuadir as pessoas que estiverem indo votar, ou ainda distribuir brindes ou camisetas.
Boca de urna nas redes sociais. Candidatos e eleitores ficam proibidos de fazer postagens no dia da eleição em seus perfis pessoais com o intuito de exercer influência perante o eleitorado.
Justificativa do voto
Os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições deste ano podem votar no segundo turno, mesmo que ainda não tenham justificado a ausência. O prazo para a justificativa da ausência do primeiro turno é o dia 1º de dezembro. Já para o segundo turno precisa ser feita até o dia 9 de janeiro de 2023. Os turnos da eleição são considerados eleições independentes uma da outra. Uma ausência também do segundo turno precisa ser justificada à parte.
Quem não fez a justificativa no dia da eleição pode usar o aplicativo e-Título (até sabado) ou o sistema Justifica, da Justiça Eleitoral. É preciso anexar o requerimento de justificativa e a documentação comprovando o motivo para a ausência.
Mesas exclusivas para justificar o voto
Escola Maximiliano Hahn;Câmara de Vereadores e Fórum (Gramado)
Câmara de Vereadores, Colégio Marista e Escola João Corrêa (Canela)
Justificativas no primeiro turno
Após a data da eleição: 1.330
Justificativas nos locais de votação no dia da eleição: 2.004
Justificativas nas mesmas exclusivas: 2.000
Voto em trânsito
Não está disponível em Canela e Gramado. O voto em trânsito está habilitado para cidades com mais de 100 mil eleitores. Existem exceções, como forças policiais, que poderiam ter requerido no prazo, mas não foram feitas solicitações.
Os trabalhadores na eleição
O número de pessoas envolvidas no dia da eleição em Canela e Gramado será de 779 mesários, 85 administradores de prédio, 33 auxiliares da junta (escrutinadores, motoristas, entre outros) e 4 membros da junta, totalizando 901 voluntários.
Como combater notícias falsas
Você sabe identificar rapidamente uma fake news? Em uma época onde as informações circulam rapidamente, vindo de muitas pessoas, nem sempre é simples fazer uma checagem. Confira abaixo os sites para conferência:
www.notícias.uol.com.br/confere
www.politica.estadao.com.br/blogs/estadao-verifica/
www.g1.globo.com/fato-ou-fake/
O voto opcional e obrigatório
O voto é obrigatório para os eleitores maiores de 18 anos, sendo facultativo para os analfabetos e os maiores de 70 anos, bem como para os maiores de 16 e menores de 18 anos.