InícioGeralGramado e CanelaHugo Daros: o mestre que ajudou a construir a alma de Gramado

Hugo Daros: o mestre que ajudou a construir a alma de Gramado

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – Hugo Daros é um nome que ecoa pelas ruas e memórias de Gramado — seja pelo museu que leva seu nome ou pelas incontáveis pessoas que ele formou ao longo de décadas dedicadas à educação. Mas você sabia que foi a convite do tio, o Major José Nicoletti, que Hugo chegou a Gramado?

Foi nesta cidade encantadora que ele construiu sua trajetória exemplar como educador, cidadão e verdadeiro pilar da comunidade. Iniciou sua carreira como professor primário do Magistério Público, atuando como diretor do Grupo Escolar Santos Dumont — nome escolhido por ele próprio.

Mas a contribuição de Hugo vai muito além das salas de aula. Ele foi administrador da Madeireira Serrana e da Construtora Gramadense, atuou como ajudante de tabelião, suboficial do Registro Civil e, com espírito visionário, fundou o Rotary Club de Gramado e Canela. Também esteve entre os fundadores do Colégio Comercial Visconde de Mauá, além de colaborar em muitas outras iniciativas que ajudaram a moldar a identidade da cidade.

Em 1980, foi oficialmente reconhecido como Cidadão Gramadense, por meio de lei municipal. Seu legado é admirável — um verdadeiro construtor de caminhos e de saberes. Uma das personalidades mais respeitadas da história local.

Na noite de ontem (12), durante a Sessão Descentralizada que marcou a abertura da Semana Legislativa, Hugo Daros (in memoriam) foi homenageado com uma Moção de Reconhecimento entregue à sua família, em gratidão por suas contribuições à formação da cidade.

Quem recebeu a homenagem foi o neto, Maurício Daros Frazen, mas quem fez uso da palavra foi Andreia Frazen, esposa de Maurício. Emocionada, ela declarou: “Falar do ‘Vô’, como a gente o chama, é quase como dar uma aula. Ele carregava história e legado por onde passou. Esse homem ajudou a construir Gramado e a fazer dela essa cidade fantástica que é hoje. Nós, sua família, ficamos lisonjeados em ver tanto carinho e admiração por alguém tão especial. Hugo permanece vivo em nossas memórias. Obrigada pelo reconhecimento.”

O presidente da Câmara, vereador Ike Koetz (Progressistas), também destacou a grandeza da homenagem: “Carinho, dedicação e emoção. É difícil falar do professor Hugo sem lembrar de todos os seus feitos por Gramado. Essa homenagem é mais do que justa — é um dever de gratidão da cidade. Como é bom viver em uma Gramado que teve o privilégio de ser moldada por este homem e ouvir as histórias de alguém tão inspirador. Hugo permanece conosco, sempre.”

Há nomes que o tempo não apaga — ele ensina. Hugo Daros foi mais que um professor: foi uma força que educou, uniu e inspirou gerações. E seu legado continua nos muros da cidade, nas famílias que formou e nos valores que espalhou. Viva Hugo Daros!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Black Forest celebra 35 anos preservando tradição, afeto e o tempo em Gramado

Loja referência em relógios cuco completa 35 anos no mesmo endereço, mantendo vivauma história de família, atendimento e encantamento que atravessa gerações.No dia 30...

Canela tem uma nova empresa fazendo a coleta de lixo

CANELA - A Prefeitura de Canela assinou um contrato emergencial com a empresa Locar Saneamento Ambiental Ltda para assegurar a continuidade dos serviços de...

Sindilojas Região das Hortênsias elege nova Diretoria

REGIÃO - O Sindilojas Região das Hortênsias realizou no dia 13 de janeiro as eleições sindicais que definiram a nova Diretoria da entidade para...

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....
error: Conteúdo protegido