InícioGeralGramado e CanelaHugo Daros: o mestre que ajudou a construir a alma de Gramado

Hugo Daros: o mestre que ajudou a construir a alma de Gramado

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – Hugo Daros é um nome que ecoa pelas ruas e memórias de Gramado — seja pelo museu que leva seu nome ou pelas incontáveis pessoas que ele formou ao longo de décadas dedicadas à educação. Mas você sabia que foi a convite do tio, o Major José Nicoletti, que Hugo chegou a Gramado?

Foi nesta cidade encantadora que ele construiu sua trajetória exemplar como educador, cidadão e verdadeiro pilar da comunidade. Iniciou sua carreira como professor primário do Magistério Público, atuando como diretor do Grupo Escolar Santos Dumont — nome escolhido por ele próprio.

Mas a contribuição de Hugo vai muito além das salas de aula. Ele foi administrador da Madeireira Serrana e da Construtora Gramadense, atuou como ajudante de tabelião, suboficial do Registro Civil e, com espírito visionário, fundou o Rotary Club de Gramado e Canela. Também esteve entre os fundadores do Colégio Comercial Visconde de Mauá, além de colaborar em muitas outras iniciativas que ajudaram a moldar a identidade da cidade.

Em 1980, foi oficialmente reconhecido como Cidadão Gramadense, por meio de lei municipal. Seu legado é admirável — um verdadeiro construtor de caminhos e de saberes. Uma das personalidades mais respeitadas da história local.

Na noite de ontem (12), durante a Sessão Descentralizada que marcou a abertura da Semana Legislativa, Hugo Daros (in memoriam) foi homenageado com uma Moção de Reconhecimento entregue à sua família, em gratidão por suas contribuições à formação da cidade.

Quem recebeu a homenagem foi o neto, Maurício Daros Frazen, mas quem fez uso da palavra foi Andreia Frazen, esposa de Maurício. Emocionada, ela declarou: “Falar do ‘Vô’, como a gente o chama, é quase como dar uma aula. Ele carregava história e legado por onde passou. Esse homem ajudou a construir Gramado e a fazer dela essa cidade fantástica que é hoje. Nós, sua família, ficamos lisonjeados em ver tanto carinho e admiração por alguém tão especial. Hugo permanece vivo em nossas memórias. Obrigada pelo reconhecimento.”

O presidente da Câmara, vereador Ike Koetz (Progressistas), também destacou a grandeza da homenagem: “Carinho, dedicação e emoção. É difícil falar do professor Hugo sem lembrar de todos os seus feitos por Gramado. Essa homenagem é mais do que justa — é um dever de gratidão da cidade. Como é bom viver em uma Gramado que teve o privilégio de ser moldada por este homem e ouvir as histórias de alguém tão inspirador. Hugo permanece conosco, sempre.”

Há nomes que o tempo não apaga — ele ensina. Hugo Daros foi mais que um professor: foi uma força que educou, uniu e inspirou gerações. E seu legado continua nos muros da cidade, nas famílias que formou e nos valores que espalhou. Viva Hugo Daros!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...

Smart Cities Park encerra e anuncia duas edições em 2026

REGIÃO - A quarta edição do Smart Cities Park encerrou nesta quinta-feira (30), em Nova Petrópolis, consolidando-se como o maior evento de inovação, tecnologia...

Mutirão para limpeza da Cascata dos Narciso ocorre hoje

GRAMADO – Hoje, sábado (25), a partir das 8h, acontecerá um trabalho voluntário e coletivo, que tem como objetivo limpar e preservar um espaço...

Série Ouro tem líder isolado

CANELA - A bola rolou com intensidade e muitos gols na noite desta quinta-feira (23) pela 5ª rodada do Campeonato Municipal de Futsal –...
error: Conteúdo protegido