InícioSegurançaGramado e CanelaHomem é preso por trabalho análogo a escravidão na região

Homem é preso por trabalho análogo a escravidão na região

Tempo de leitura: < 1 minuto

REGIÃO – Uma ação conjunta foi realizada pela Brigada Militar (BM), Policia Federal (PF) e Ministério Público do Trabalho (MPT) no começo da noite de sábado (1) para apurar um caso de trabalho análogo a escravidão, em Nova Petrópolis.

O caso foi descoberto ainda pela manhã de sábado e resultou na prisão de um homem suspeito de ser o responsável por trabalho análogo a escravidão em Nova Petrópolis, de quatro pessoas, uma delas um menor.

Dois homens de 24 e 45 anos, de nacionalidade argentina, procuraram a Brigada Militar de Bom Princípio, relatando que estavam residindo no município de Nova Petrópolis, após serem contratados no mês de agosto de 2022 para exercer a função de lenhador.

O caso

Segundo eles, desde de quando foram contratados não receberam nenhum salário e eram obrigados a residir em barracos improvisados. Na sexta-feira (31), trabalharam normalmente e durante a noite o homem que os contratou os convidou para irem jantar em um restaurante, local desconhecido.

Após a janta, entraram em um veículo e começaram a rodar até o homem parar o automóvel em frente a um hotel, onde os abandonou.

Sem dinheiro foram a procura de ajuda, assim comparecendo a sede da Brigada Militar, onde relataram a existência de mais dois indivíduos na mesma situação, pai e filho (o menor de 14 anos), que permanecem no local do barracão.

Conforme a BM, eles relatam ainda que foram ameaçados de morte caso a polícia fosse informada da situação.

Durante a tarde, Brigada Militar e Polícia Federal foram até a localidade de Linha Imperial, em Nova Petrópolis, juntamente com o Ministério Público do Trabalho, onde encontraram as outras duas vítimas, e constataram a precariedade do local onde permaneciam.

Após descobrir onde estaria o suspeito responsável pela contratação das vítimas, os policiais deslocaram até a localidade de Pinhal Alto, mas não encontraram ninguém em casa.

Por volta das 19h, foi visualizado um veículo Ford Escort, placas de Nova Petrópolis, se aproximando do local, porém ao ver as viaturas tentou fugir.

O carro foi abordado, sendo que nele estavam três homens. Um deles de 30 anos (o mesmo que tentou abandonar os dois trabalhadores em Bom Princípio). A BM informou que ele possui antecedentes por lesão corporal, ameaça, estupro, desobediência e crimes contra a flora, era contratado pelo dono da terra, para a contratação dos argentinos para trabalhar no local.

No carro ainda estavam outros dois homens, em princípio, sem envolvimento nos crimes.O autor foi preso e conduzido a delegacia da Polícia Federal em Caxias do Sul.

Fotos: Brigada Militar de Nova Petrópolis/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...
error: Conteúdo protegido